Edição 463 | 20 Abril 2015

Retrovisor

Releia algumas das edições já publicadas da IHU On-Line.
Corpo e sexualidade. A contribuição de Michel Foucault

Edição 335 – Ano X – 28-06-2010

O corpo e a sexualidade a partir da perspectiva de Michel Foucault é um dos temas discutidos na edição 335 da IHU On-Line. A dissolução da identidade é analisada pela historiadora Margareth Rago, da Universidade de Campinas - Unicamp. De acordo com ela, o pensamento de Michel Foucault ajuda a compreender a pessoa humana sem catalogá-la através de “etiquetas sexuais”. A também historiadora Tânia Navarro Swain, da Universidade de Brasília, constata que as representações sociais do binarismo sexuado estão longe de desaparecer. O sociólogo Marcos César Alvarez, professor da Universidade de São Paulo, discute a sexualidade, o poder político e as técnicas disciplinares. A edição conta com dois artigos de Alexandre Filordi e Carlos Eduardo Ribeiro.

Uniões homoafetivas. A luta pela cidadania civil e religiosa

Edição 253 - Ano VIII - 07-04-2008

As homossexualidades são cada vez mais presentes no debate público. Sim, o tema é compreendido cada vez mais no plural e abrange um amplo campo de autopercepções e práticas de vida. Assim, a homossexualidade, entendida como atitude e característica que marca uma identidade, é um conceito novo do ponto de vista histórico. A luta pela cidadania religiosa e civil das uniões homoafetivas desafia o conjunto de uma sociedade que identifica os homossexuais com o excesso sexual, com o puro prazer e como destruidores da ordem hierárquica natural, ou entendida como tal. Contribuem para essa discussão Luiz Mello, Rui Portanova, James Alison, Juan Masiá, Darío García, Luís Corrêa Lima, Antonio Trasferetti, André Musskopf, Nancy Cardoso e Erik Borgman.

Os desafios da diversidade sexual

Edição 199 - Ano VI - 06-06-2006

A sociedade contemporânea tem apresentado diversos desafios para os sujeitos sociais em seus diferentes cenários de existência. Uma das discussões que mais levanta polêmica no mundo de hoje é o universo da diversidade sexual, que abrange as realidades de gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. Para entender melhor este universo, a IHU On-Line entrevistou vários estudiosos que há tempo se debruçam sobre este tema. Contribuem para o debate Jon Nilson, Judith Butler, Mary Hunt, Susan Ross, Thomas Laqueur, Alessandro Soares e Renato Barboza.