Edição 462 | 30 Março 2015

LINO SCHAEFER

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Lino Schaefer

Lino Schaefer tem 65 anos, trabalha há quase 26 anos na Unisinos. Antes de se tornar motorista da universidade, trabalhou em várias funções no Colégio Cristo Rei, em São Leopoldo, próximo à Unisinos.
Foto: João Vitor/IHU

Creio em...

O mais importante é acreditar na vida eterna. Se eu não acreditasse nisso a vida não teria valor nenhum. Nós temos pouquíssimos anos de vida aqui na Terra e perante a natureza isso não significa nada. A natureza existe há quantos milhões de anos? Uma pessoa humana vive no máximo 100 anos, isso não representa nada. Nossa vida é tão curtinha que ela não significa nada se não cremos em algo a mais. A vida eterna é uma vida de felicidade, porque aqui na Terra só temos trabalho, suor e roubalheira. Espero que do outro lado seja melhor, que haja justiça, mas a justiça divina, não a dos homens. Essa crença vem de família, vem de berço. Eu procuro passar isso para os meus filhos demonstrando que a vida não é somente essa aqui, porque se fosse isso, não valeria nem a pena nascer.

A vida que temos por aqui é uma preparação para o que vem, é por isso que às vezes a gente tem que sofrer aqui para ter felicidade lá. O primeiro, e mais importante mandamento, é respeitar a natureza. E isso significa não explorar o outro, porque a natureza é muito mais sábia que o homem e ela não explora ninguém. Quem observa a natureza vai longe. Os índios viviam no Brasil há 12 mil anos, e eles observavam a natureza, o homem branco não observa a natureza, ele observa a ganância. Essa é a grande diferença. O homem branco destrói tudo, hoje em dia ele vive a ganância.

 

Espero que...

A humanidade está fora dos trilhos. Toda a economia e toda a política gira em torno da ganância, nada gira em torno do bem. Hoje em dia os grandes ladrões estão soltos por aí, os pequenos, que roubam uma galinha, estão nas cadeias. Isso é a natureza? Não! Os homens tem que ser iguais, porque perante Deus são todos iguais. Há pouca luz no fim do túnel, o mundo tá muito difícil, mas a gente tem que sempre ter esperança e fé de que vai melhorar. Isso está dentro da raça humana, por isso temos a esperança de que no outro lado será melhor.

Não é fácil encarar um mundo cheio de problemas, mas temos que encarar, somos colocados aqui para sermos testados. Eu espero me sair bem neste teste e, segundo o Evangelho, devemos lutar para irmos bem. 

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição