Edição 462 | 30 Março 2015

Creio...

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Em que você acredita? O que você espera? Estas duas questões, aparentemente banais, sem importância, ganham outros contornos quando se abrem os ouvidos somente para ouvir, sem julgamentos.
Imagem da capa. Foto: Stefano Corto/Flickr - Creative Commons

A presente edição da IHU On-Line convidou um conjunto de pessoas para responder a estas duas provocações, reunindo depoimentos de um jovem estudante de economia que vive no interior do Rio Grande do Sul, passando pela poesia visual do eixo Rio-São Paulo e chegando ao Norte do país, com a fala do Bispo do Pará.

Esta edição traz os depoimentos de Telma Monteiro, pesquisadora independente e especialista em análises de processos de licenciamento ambiental e social;  Dom Erwin Kräutler, Bispo do Xingu; Henrique Cortez, consultor e editor do portal EcoDebate e da revista Cidadania & Meio Ambiente; Ivone Gebara, feminista e ecofeminista integrante da Congregação das irmãs de Nossa Senhora; Lino Schaefer e Omar Reis, motoristas da Unisinos; Faustino Teixeira, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF; Carolina Duarte, doutoranda em Ciência da Religião pela UFJF; André Vallias, poeta, designer gráfico e produtor de mídia interativa; Pedro Oliveira, sociólogo, professor aposentado da UFJF e da Pontifícia Universidade Católica - PUC-Minas; Luiz Mott, ativista social da Bahia; Luiz Augusto Farofa da Silva, professor da rede pública estadual de ensino na periferia de Canoas – RS; Matheus Nienow, natural de Bom Princípio – RS  e acadêmico de Ciências Econômicas na Unisinos e Karin Wondracek, doutora em Teologia pelas Faculdades EST.

Complementam esta edição as entrevistas com Carlos Zeron, professor na Universidade de São Paulo, sobre os tensionamentos entre jesuítas e colonos na modernidade brasileira; Luigi Perissinotto, professor na Universidade Cá Foscari, em Veneza, na Itália, sobre Wittgenstein; e Diego de Carvalho, mestre e doutorando em Comunicação Social pela Unisinos, que debate o livro Processos Midiáticos da Multidão (Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2014).

 Leia também as reportagens sobre, com Iuri Andreas Reblin, sobre “Homilia Pop” e Demétrio de Freitas Xavier, sobre a Misa Criolla

A todas e a todos uma boa leitura e uma excelente semana!

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição