Edição 461 | 23 Março 2015

Brasil. Crises e desafios

Redação

A crise política e econômica que eclode com força no início do segundo mandato do governo Dilma Rousseff e as grandes manifestações dos dias 13 e 15 de março de 2015 são debatidas intensamente nesta edição da revista IHU On-Line.
Imagem de capa da Edição 461. Roberto Stuckert Filho/PR, Atossa Soltani/ Amazon Watch / Spectral Q Emilly Firmino / Levantes Populares Marcelo Camargo/Agência Brasil Marcello Casal Jr./ABr - Agência Brasil Mídia Ninja Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

No debate sobre as manifestações de março/2015, participam Giuseppe Cocco, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; Adriano Pilatti, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio; Marcelo Castañeda, doutor em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - CPDA/UFRRJ; Moysés Pinto Neto, professor da Universidade Luterana do Brasil - Ulbra Canoas; Bruno Cava, mestre em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Giovanni Alves, professor da Faculdade de Filosofia e Ciências do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp.

Por sua vez, economistas, filósofos políticos, cientistas sociais e políticos debatem a crise econômica tais como Luiz Gonzaga Belluzzo, economista, professor da Universidade de Campinas – Unicamp; Ladislau Dowbor, professor da Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP; Ivo Lesbaupin, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; Roberto Romano, professor de Filosofia na Unicamp e Cândido Grzybowski, diretor do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas – Ibase.

Complementam a edição o artigo de Castor Bartolomé Ruiz, professor e pesquisador do PPG de Filosofia da Unisinos, sob o título A Filosofia como forma de vida, e duas reportagens: ‘A experiência divina mediada por Bruckner no Te Deum in C major’ e ‘Teresa de Ávila: peregrina solar que inspira a busca pelo essencial hoje’.

Com esta edição apresentamos a renovação gráfica da versão impressa e PDF buscando tornar a leitura mais agradável, sem deixar de perder a profundidade nos debates.

A todas e a todos uma boa leitura e uma excelente semana!