Edição 460 | 16 Dezembro 2014

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Releia algumas das edições já publicadas da IHU On-Line.
Mística, estranha e essencial. Secularização e emancipação

Mística, estranha e essencial. Secularização e emancipação

Edição 435 - Ano XIII – 16-12-2013

A edição 435 da IHU On-Line reúne pesquisadores, professores e professoras de diferentes áreas de conhecimento para discutir o conceito de mística. Michel de Certeau descreve mística como estranha e essencial. Já Theodor Adorno e Gershom Scholem pensam a mística como uma secularização que representa um avanço emancipatório. É começo para a reflexão que essa edição propôs ainda em 2013. Contribuem para o debate Faustino Teixeira, José Altran, Luiz Felipe Pondé, Marco Vannini, Eduardo Guerreiro Losso, Marco Lucchesi, José Carlos Michelazzo, Pablo Beneito Arias, Maria Cristina Guarnieri, Ricardo Fenati, Bernard McGinn e Carlos Roberto Drawin.

 

Filosofia, mística e espiritualidade. Simone Weil, cem anos

Edição 313 - Ano IX – 09-11-2009

Nessa edição do início de novembro de 2009, a mística é tema mais uma vez na IHU On-Line. Dessa vez, ainda permeada pela filosofia e a espiritualidade. Isso através do centenário do nascimento de Simone Weil, escritora, operária e filósofa francesa, que morreu aos 34 anos de idade. Contribuem para a discussão Bartomeu Estelrich, Emmanuel Gabellieri, Giulia Paola di Nicola, Attilio Danese, Maria Clara Bingemer, Fernando Rey Puente e Miguel Ângelo Guimarães Juliano.

 

Gerard Manley Hopkins: poeta e místico. Do cotidiano imediato ao plano cósmico

Edição 282 - Ano VIII – 17-11-2008

Nessa de 2008, a mística está presente mais uma vez na IHU On-Line. O que conduz o leitor por esse tema é a história e o trabalho de Hopkins. Poeta e místico inglês, é considerado um dos maiores autores da literatura universal jesuíta. Sua obra é analisada e discutida por alguns poetas, tradutores e professores de Literatura. Contribuem para a discussão Alípio Correia de Franca Neto, Paulo Henriques Britto, Claudio Daniel, Aníbal Gil Lopes, Aurora Bernardini, John Milton, Wiliam Alves Biserra, Thomas Burns, Dirceu Villa, Marcus Motta e Thiago Ponce de Moraes.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição