Edição 459 | 17 Novembro 2014

A realidade complexa da tecnologia

Publicação em Destaque
A realidade complexa da tecnologia de Alberto Cupani

Cadernos IHU ideias, em sua 216ª edição, traz o artigo A realidade complexa da tecnologia, sob autoria de Alberto Cupani, professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Como tudo quanto é real, a tecnologia é certamente uma entidade complexa. A sua complexidade é evidente nas diferentes definições que foram propostas para caracterizá-la e na pluralidade dos seus aspectos, que incluem objetos de uma certa classe, formas específicas de conhecimento, atividades igualmente específicas e uma atitude humana peculiar perante o mundo. A tecnologia é também complexa por causa da sua ambiguidade: em seu progresso, em sua relação com a Natureza e a sociedade e em suas consequências morais e políticas. Por último, mas não menos importante, a tecnologia pode ser referida a diferentes modos de definir o homem. Tamanha complexidade é um desafio para nossa capacidade de lidar com a tecnologia na vida quotidiana. Este artigo buscar debater esses assuntos.

Esta e outras edições dos Cadernos IHU podem ser adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone 55 (51) 3590 8213. Você também pode baixar esta edição gratuitamente.