Edição 458 | 10 Novembro 2014

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Releia algumas das edições já publicadas da IHU On-Line.
A experiência missioneira: território, cultura e identidade

A experiência missioneira: território, cultura e identidade

Edição 348 - Ano X – 25-10-2010

Nesta semana, de 25 a 28 de outubro de 2010, realizou-se o XII Simpósio Internacional IHU – A experiência missioneira: território, cultura e identidade, promovido pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU, em parceria com o PPG em História da Unisinos. A revista IHU On-Line debateu a experiência dos jesuítas nos 400 anos da fundação das primeiras reduções da Província da Companhia de Jesus do Paraguai. Contribuem para o debate Guillermo Wilde, Adone Agnolin, Bartomeu Melià, Thais Luiza Colaço, Paula Montero, Giovani José da Silva, Karl-Heinz Arenz, Alessandro Zir, Ernesto Maeder, Ana Lúcia Goelzer Meira, José Alves de Souza Jr. e Fernando Torres Londoño.

 

Os Guarani. Palavra e Caminho

Edição 331 – Ano X – 31-05-2010

No ano em que foram lembrados os 400 anos da fundação das primeiras reduções jesuíticas, a edição da IHU On-Line debateu o tema da história, da cultura, da vida e da luta deste povo. “A partir do século V ou VI de nossa era, se conhecem aldeias de índios guaranis nas matas do centro e noroeste do Estado do Rio Grande do Sul”, atesta o antropólogo Pedro Ignácio Schmitz, jesuíta, diretor do Instituto Anchietano de Pesquisas da Unisinos e sócio-fundador da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB). Contribuem para a discussão Maurício da Silva Gonçalves, Roberto Antonio Liebgott, Iara Tatiana Bonin, Guillermo Wilde, Graciela Chamorro, Valéria Faria Cardoso, Pedro Ignácio Schmitz, Maria Cristina Bohn Martins, Antonio Brand, Antonio Cechin e Bartomeu Meliá.

 

A Globalização e os Jesuítas. Origem, história e impactos

Edição 196 - Ano VI – 11-09-2006

A celebração mundial do Ano Jubilar Inaciano, fazendo a memória dos 450 anos da morte de Inácio de Loyola e dos 500 anos de nascimento de Francisco Xavier e Pedro Fabro, companheiros do primeiro, que fundou a Companhia de Jesus, inspirou a realização do Seminário Internacional Os Jesuítas e a Globalização, realizado em 2006, simultaneamente na Unisinos, na PUC-Rio e na FAJE, de Belo Horizonte.

 

Jesuítas e a América Latina

Edição 25 - Ano II - 08-07-2014

Em 2002, durante a 5ª Assembleia da Conferência de Provinciais e Superiores Maiores Jesuítas da América Latina, foi lançada a carta Princípio e horizontes de nossa missão na América Latina com diretrizes para a ação dos jesuítas nos cinco anos seguintes. As reflexões do documento e as projeções das ações da Companhia de Jesus foram os temas centrais debatidos em um dos primeiros números da IHU On-Line.

 

Leia mais...

- Papa Francisco. Quem são os jesuítas?. Artigo publicado na edição 414 da IHU On-Line, de 15-04-2013.

 

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição