Edição 456 | 20 Outubro 2014

Repensar os Direitos Humanos no Horizonte da Libertação

Cadernos IHU ideias
Repensar os Direitos Humanos no Horizonte da Libertação

A edição 215 dos Cadernos IHU ideias traz o artigo Repensar os Direitos Humanos no Horizonte da Libertação, de Alejandro Rosillo Martínez, professor de Direito da Universidad Autónoma de San Luís de Potosí, México. A fundamentação de direitos humanos se tornou um tema clássico no pensamento jurídico, especialmente na relação com a Filosofia do Direito. Não obstante, na maioria dos casos, as reflexões dominantes desconhecem que os direitos humanos têm sua gênese na luta popular, conduzindo a fundamentação a instâncias não históricas e abstratas. É necessário que se realize na filosofia uma fundamentação “desde abajo”, com simbólicas assimétricas, históricas e concretas, que não desconheçam a tarefa que têm as lutas de resistência na construção e compressão de direitos humanos. Sem fundamentação, “direitos humanos” seriam uma presa fácil da falácia desenvolvimentista e se transformariam em instrumentos ideologizados de opressão. Daqui se desprende outra razão do porquê de fundamentar direitos humanos: construir uma instância crítica que sirva para verificar na realidade como certos “direitos humanos” contribuem ou não com os processos de libertação das pessoas e dos povos.

Esta e outras edições dos Cadernos IHU ideias podem ser adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone 55 (51) 3590 8213. Você também pode baixar esta edição gratuitamente