Edição 449 | 04 Agosto 2014

Foucault e a Universidade: Entre o governo dos outros e o governo de si mesmo

Caderno IHU Ideias
Foucault e a Universidade: Entre o governo dos outros e o governo de si mesmo

A edição nº 211 dos Cadernos IHU ideias articula as ideias de Michel Foucault com os dilemas contemporâneos das Universidades. O texto é de autoria da filósofa Sandra Caponi, professora do Departamento de Sociologia e Ciências Políticas da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Segundo ela, muito já se falou sobre Foucault e a educação, porém são poucas as páginas efetivamente dedicadas em seus livros a tematizar esta questão, sendo que nada especificamente foi dedicado à educação universitária. “Sabemos, no entanto, que a relação saber-poder, que mais tarde se transformará numa discussão sobre os espaços de veridição e sua relação com os diversos modos que adota a governamentalidade, será uma temática que retorna nos textos de Foucault”.

Desta forma, se considerarmos que a universidade é hoje o espaço por excelência de construção, transmissão e consolidação de saberes e verdades, a filósofa se questiona sobre como pensar, nesse marco definido por Foucault, a tarefa que cabe aos professores universitários. Para tanto, propõe: “Uma rápida análise dos textos e cursos de Foucault, assim como um simples olhar para a história de sua prática concreta como docente, corrobora que a tarefa do professor não pode limitar-se ao exercício do governo sobre os outros, e que, pelo contrário, nos cabe, como aos filósofos clássicos, auxiliar nossos alunos na difícil tarefa de governar-se a si mesmos”.

Esta e outras edições dos Cadernos IHU ideias podem ser acessadas gratuitamente para download. Elas também podem ser adquiridas em versão impressa diretamente no Instituto Humanitas Unisinos – IHU ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone 55 (51) 3590 8247.