Edição 447 | 30 Junho 2014

Publicação em Destaque

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

A dádiva de si e a "juventude": estudo etnográfico sobre movimento escoteiro, de Caio Fernando Flores Coelho, edição 49ª dos Cadernos IHU
A dádiva de si e a "juventude": estudo etnográfico sobre movimento escoteiro

A 49ª edição dos Cadernos IHU publica A Dádiva de Si e a "Juventude": estudo etnográfico sobre movimento escoteiro, de autoria do antropólogo e historiador Caio Fernando Flores Coelho. O texto analisa as práticas de membros do movimento escoteiro no Rio Grande do Sul, com especial foco no trabalho voluntário. Também investiga o momento de passagem da etapa etária conhecida como ramo pioneiro, que caracteriza, para o movimento escoteiro, o período de três anos em que um jovem se torna um adulto, após completar 21 anos de idade. Para tanto, foi realizada pesquisa de campo por meio de observação-participante durante o período aproximado de dois anos (de janeiro de 2011 a novembro de 2012), além de quatro entrevistas em profundidade. Como recurso adicional, foi realizada prática fotoetnográfica — as imagens produzidas foram publicadas junto com o texto nesta edição dos Cadernos IHU. O problema de pesquisa a partir do qual o artigo se desenvolve é o estudo dos sentidos dados e dos valores defendidos pelo movimento escoteiro em relação ao voluntariado. Foram utilizadas as categorias “dádiva de si” e “engajamento” para explicar questões levantadas ao longo da análise da ideologia presente na defesa do trabalho voluntário como fator essencial do programa pedagógico e da conformação de identidades dos jovens que participam do movimento escoteiro.

Esta e outras edições dos Cadernos IHU podem ser adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 55 (51) 3590-8213. Após o dia 20 de julho de 2014, o arquivo em PDF desta publicação também estará disponível em versão PDF no sítio do IHU, e poderá ser acessado aqui.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição