Edição 447 | 30 Junho 2014

Sala de leitura

Redação

HEINRICH, Ansgard. Network Journalism: Journalistic Practice in Interactive Spheres. New York: Routledge, 2011
Professor Ronaldo Henn

“Para compreender as complexas dinâmicas do jornalismo contemporâneo, recomendo este livro de Ansgard Heinrich, pesquisadora da Universidade de Groningen, Holanda. Em sintonia com um pensamento sobre jornalismo que vem se constituindo ao longo dos anos 2000, que se pauta pelas noções de fluidez e fronteiras porosas, a autora adota a metáfora da rede constituída por conexões diversas: redações tradicionais, blogs, sites de redes sociais, mídias alternativas e outras plataformas possíveis. Nesse processo dinâmico, as práticas jornalísticas convertem-se em potenciais fluxos de conversas, característica que ecoa proposta formulada nos anos 1960 por um conjunto de autores da chamada Escola de Munique, em que o jornalismo era compreendido como a conversação contemporânea da sociedade. O modo como o jornalismo é compreendido nesse texto aproxima-se das formas como estou pensando as processualidades dos acontecimentos e suas narrativas nas redes digitais: uma transnarrativa que conecta instantaneamente um universo plural de atores em acirradas disputas de sentidos.”

Ronaldo Henn é professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos.