Edição 203 | 06 Novembro 2006

IHU Online

Michel Foucault, 80 anos

Discutir a importância do legado do filósofo francês Michel Foucault, que em 15 de outubro de 2006 completaria 80 anos de vida. Essa é a proposta da presente edição da IHU On-Line, que já na edição 119, de 18-10-2004, refletiu a respeito desse pensador, por ocasião dos 20 anos do seu falecimento.

Colaborando nesse debate, inúmeros pesquisadores foram entrevistados pela IHU On-Line, repensando a atualidade e as interfaces do pensamento de Foucault com outras áreas do conhecimento. São eles: Alfredo Veiga-Nego (UFRGS-ULBRA), Diogo Sardinha (Universidade de Paris I), Jorge Dávila (Universidade dos Andes) e Judith Revel (Università di Roma-La Sapienza). Outras entrevistas exclusivas para esta IHU On-Line são as de Sílvio Gallo (Unicamp) e Roberto Machado. Publicamos também um artigo de Alexandre Filordi (USP).

Para Veiga-Neto, "Foucault queria que seus livros funcionassem como bisturis ou coquetéis molotov... Assim, mais do que inspirar, o filósofo nos dá ferramentas para compreendermos o nosso presente e aquilo que somos ou aquilo que estamos nós ou estão os outros fazendo conosco e, se for o caso, nos rebelarmos contra isso".

Na editoria Terra habitável, sintetizamos as informações, os artigos e as entrevistas publicadas na última semana, nas Notícias Diárias da página www.unisinos.br/ihu, como a repercussão do relatório do governo britânico sobre o impacto econômico do aquecimento global, tema do filme Uma verdade inconveniente, e a “pegada ecológica” dos seres humanos, segundo o informe da WWF. A entrevista com Marcel Bursztyn sobre o desenvolvimento sustentável, tema do Ciclo de Palestras Alternativas para uma outra economia desta quarta-feira, complementa esta editoria.

Outras entrevistas, como a do físico Fernando Haas e da antropóloga Débora Krischke Leitão, completam esta edição.

A todas e todos uma ótima leitura e uma excelente semana!