Edição 442 | 05 Mai 2014

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Releia algumas das edições já publicadas da IHU On-Line.
Josué de Castro e Graciliano Ramos. A desnaturalização da fome

Josué de Castro e Graciliano Ramos. A desnaturalização da fome

Edição 274 - Ano VIII - 22-09-2008

No ano de 2008 a revista IHU On-Line realizou um debate sobre a fome no Brasil, em um momento de grave crise financeira mundial, da qual o ex-presidente Lula sustentava que o Brasil vivia um momento mágico, glorioso. A habilidade com que o país superou a crise financeira em termos econômicos escondia a dura realidade da fome de 11,5 milhões brasileiros. No mundo, apesar dos inauditos avanços científico-tecnológicos, um relatório da FAO de 2008 apontou aumento da fome de 8%, entre 2005 e 2007, cujo número de famintos chega a 923 milhões de pessoas. Contribuem para essa discussão Anna Maria de Castro, José Raimundo Ribeiro Junior, João Roberto Maia, Rosana Magalhães e Francisco Menezes.

 

Por uma ética do alimento. Sobriedade e compaixão

Edição 191 – Ano VI – 14-08-2006

Os conceitos de turbo-consumidor, como alguém que se informa e vigia a qualidade dos produtos que consumo, tratados por Gilles Lipovetsky no livro Le bonheur paradoxal. Essais sur la société d’hyperconsomation (Gallimard, 2006), foi um dos ganchos da edição 191 da IHU On-Line, em agosto de 2006. Nesse sentido, beber e comer entra na era da reflexividade (Anthony Giddens) e da responsabilidade individual, como atesta o autor francês. Nada a ver com a felicidade suprema dos bacanais com os quais Dionísio abria seu paraíso selvagem. O sujeito responsável e reflexivo, autônomo, entregue ao controle de si, cada vez mais se preocupa com a sua alimentação. Assim, nós, hiperconsumidores, vamos nos dando conta de que o modo de nos alimentarmos é insustentável e, por isso, incapaz de ser universalizado. 

 

Superação da miséria e da fome 

Edição 20 – Ano II – 03-06-2002

A IHU On-Line, por ocasião da 40ª Assembleia Geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, realizada em 2002, publicou a edição 20 com o título Superação da miséria e da fome. A partir do evento foi proposto um Mutirão Nacional para a Superação da Miséria e da Fome, quando foi divulgado o documento Exigências Evangélicas e Éticas de Superação da Miséria e da Fome, em que foram estabelecidas ações concretas de enfrentamento do problema. O lançamento da ação foi no dia 30 de maio, Corpus Christi.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição