Edição 442 | 05 Mai 2014

Alimento e Nutrição no contexto dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Alimento e nutrição no contexto dos Objetivos do Milênio é o tema do XV Simpósio Internacional IHU, que se realiza, nesta semana, na Unisinos. O evento debaterá e indicará perspectivas para o direito ao alimento e à nutrição nas dimensões sociais, econômicas, ambientais, culturais e políticas da conjuntura brasileira. Nesta direção, a presente edição da IHU On-Line reúne especialistas em diversas áreas do conhecimento para antecipar as discussões sobre o tema.

Participam da edição José Esquinas-Alcázar, professor da Universidade de Córdoba – UCO, na Espanha; Esther Vivas, ativista política e social; Walter Belik, professor livre-docente do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp; Maria Emília Lisboa Pacheco, presidente do  Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – Consea; Francisco Menezes, pesquisador do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas – Ibase; Alan Bojanic, chefe do escritório brasileiro da FAO e doutor em Economia Agrícola pela Universidade de Utrecht, Holanda; Renata Menasche, professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas - PPGA/UFPel e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PGDR/UFRGS; Ligia Amparo da Silva Santos, professora da Universidade Federal da Bahia – UFBA e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação e Cultura – Nepac.

Recentemente faleceram dois importantes intelectuais da contemporaneidade: Jacques Le Goff e Ernesto Laclau. Igor Teixeira, professor adjunto de História Medieval no Departamento e no Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS, e Daniel de Mendonça, professor na Universidade Federal de Pelotas e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da universidade, refletem, respectivamente, sobre a trajetória de ambos.

Sob o título Física quântica: uma proposta para descrever a realidade?, publicamos também uma entrevista com Osvaldo Pessoa Jr., professor associado no Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo - USP.

Dois artigos completam a edição. O primeiro é de Paulo Suess, teólogo, que descreve e comenta a trajetória de vida de D. Tomás Balduino, falecido no dia 02-05-214.

Cesar Kusma, professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio, convidado pela 52ª Assembleia Geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB (que se realiza em Aparecida/SP) para prestar seu testemunho como leigo, constata: “Não é fácil ser leigo na Igreja’. O seu depoimento pode ser lido nesta edição.

A todas e a todos uma boa leitura e uma excelente semana!

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição