Edição 441 | 28 Abril 2014

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Releia algumas das edições já publicadas da IHU On-Line.
A organização do mundo do trabalho e a modelagem de novas subjetividades

A organização do mundo do trabalho e a modelagem de novas subjetividades

Edição 416 - Ano XIII - 29-04-2013

As novas configurações do mundo do trabalho, seus impactos na vida dos trabalhadores e das trabalhadoras e seus desafios para a organização e a luta da classes, hoje, é o tema em discussão na edição n° 416 da IHU On-Line. Contribuem para o debate Ruy Braga, Mário Sérgio Salerno, José Roberto Montes Heloani, José Ricardo Ramalho, Giovanni Alves, Elísio Estanque, Claudio Dedecca, Marcia de Paula Leite, Christian Marazzi e Lucas Henrique da Luz.

 

Biocapitalismo e trabalho. Novas formas de exploração e novas possibilidades de emancipação

Edição 327 - Ano X - 03-05-2010

A edição nº 327 foi inspirada pelo livro Crisi dell' economia globale. Mercati finanziari, lotte sociali e nuovi scenari politici - “Crise da economia global. Mercados financeiros, lutas sociais e novos cenários políticos”, em tradução livre (Verona, Ombre Corte/Uninomade, 2009), organizado por Andrea Fumagalli e Sando Mezzadra. Contribuem para a discussão Carlo Vercellone, Christian Marazzi, Federico Chicchi e Stefano Lucarelli, além da própria Andrea Fumagalli. A intenção da revista é contribuir para uma análise das características peculiares da crise financeira do período, identificada como uma crise da globalização tal como a conhecemos, a partir e sob a perspectiva das mudanças do mundo do trabalho.

 

O trabalho no capitalismo contemporâneo. A nova grande transformação e a mutação do trabalho

Edição 216 - Ano VII - 23-04-2007

“Se o capitalismo industrial podia ser caracterizado pela produção de mercadorias, o capitalismo cognitivo produz conhecimentos por meio de conhecimento, e vida por meio de vida”, constata Yann Moulier-Boutang, economista e redator-chefe da revista Multitudes, para quem esta produção de vida simultânea resulta em bioprodução. A edição nº 216 da IHU On-Line pretende contribuir para o entendimento da mutação do trabalho aí implicada. Sendo assim, contribuem para o debate Gilberto Santos, Yann Moulier-Boutang, Carlos Lemos, Carlo Vercellone, Giuseppe Cocco, Ursula Huws, Silvério Ferreira dos Santos, Marcio Pochmann, Otavio Valentim Balsadi e Maria Aparecida de Moraes Silva.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição