Edição 440 | 07 Abril 2014

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Releia algumas das edições já publicadas da IHU On-Line.

A economia internacional e o Brasil. A crise financeira e seus (possíveis) impactos

Edição 372 - Ano XI – 05-09-2011

A revista IHU On-Line destaca em sua edição 372 as dimensões da crise financeira internacional e seus possíveis impactos na economia brasileira. O número foi publicado uma semana após o Banco Central tomar uma medida que, para muitos observadores, soou como ousada. Prevendo o agravamento da crise financeira internacional, a taxa Selic foi reduzida em 0,5 pontos, isso tudo em 2011. Contribuem na discussão Fernando José Cardim de Carvalho, Fernando Ferrari Filho, José Luis Oreiro, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Amir Khair, Maria Lucia Fattorelli e Gigi Roggero.

 

Economia brasileira. Desafios e perspectivas

Edição 338 - Ano X – 09-08-2010

Economia brasileira. Desafios e perspectivas é o tema de capa da edição 338 da IHU On-Line. A economia brasileira cresceu na primeira década dos anos 2000 e, segundo estimativa da Organização das Nações Unidas – ONU, a alta poderia chegar a 7,6% em 2010. Apesar da expectativa, economistas divergem sobre o potencial industrial brasileiro. Contribuem para a discussão Mansueto Almeida, Carlos Lessa, Regis Bonelli, José Luis Oreiro, Fernando Cardim de Carvalho, Reinaldo Gonçalves, Fernando Ferrari Filho, Júlio Gomes de Almeida e Fernando Sarti. 

 

Política econômica. Nada mudou! 

Edição 125 - Ano IV 29-11-2004

Dois fatos em 2004 trouxeram à cena pública, ainda que timidamente, debates sobre a política econômica: a morte do economista Celso Furtado e a demissão de Carlos Lessa do BNDES. O primeiro, pela sua obra, representava o ideário desenvolvimentista. O segundo vinha implementando práticas bancárias indutoras do desenvolvimento. Sintomaticamente, os dois episódios, ocorridos quase simultaneamente, vêm sendo apontados como o símbolo do enterro, pelo atual governo, das políticas desenvolvimentistas e a confirmação do apego à ortodoxia econômica. Essa visão está presente nas entrevistas feitas por IHU On-Line com renomados pesquisadores, a propósito dos rumos da economia brasileira, abordada nas suas dimensões social e política.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição