Edição 438 | 24 Março 2014

Publicações em Destaque

Da redação

Cidadania e ética em discussão nos Cadernos IHU ideias.
IHU ideias 200

Nesta edição, apresentamos quatro edições dos Cadernos IHU ideias publicados recentemente. Mais informações estão disponíveis no link http://bit.ly/ihuideia.

Aspectos do direito de resistir e a luta social por moradia urbana
Cadernos IHU ideias publica, em sua 200ª edição, o texto Aspectos do direito de resistir e a luta social por moradia urbana: a experiência da ocupação Raízes da Praia, de autoria de Natália Martinuzzi Castilho, mestranda em Direito pela Unisinos e bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará. O trabalho corresponde a uma síntese da pesquisa realizada no ano de 2011, junto a um movimento social urbano da cidade de Fortaleza-CE, o Movimento dos Conselhos Populares (MCP). Parte-se da problematização acerca do fenômeno de resistência às ordens judiciais, frequente em conflitos sociais urbanos envolvendo a luta pelo direito humano à moradia.

Desafios éticos, filosóficos e políticos da biologia sintética
Em sua 201ª edição, Cadernos IHU ideias publica o texto Desafios éticos, filosóficos e políticos da biologia sintética, de Jordi Maiso, doutor em filosofia do Instituto de Filosofia do Consejo Superior de Investigaciones Cientificas de Madrid. O presente texto aspira a uma reflexão crítica sobre o papel das ciências humanas ante os avanços da bioengenharia emergente, sondando os desafios éticos, filosóficos e políticos que a biologia sintética suscita. O objetivo é oferecer uma panorâmica das problemáticas que emergem com esta nova realidade para tentar ver seu possível impacto a médio e longo prazos.

Constituição Federal e Direitos Sociais: avanços e recuos da cidadania
A discussão sobre a Constituição Federal e Direitos Sociais: avanços e recuos da cidadania, de autoria de Maria da Glória Gohn, professora titular da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, é o tema da 203ª edição dos Cadernos IHU ideias. A Constituição Brasileira de 1988, ao completar 25 anos, oferece-nos um momento bastante oportuno para se fazer um balanço e para avaliar esse período, e isto requer um olhar não apenas para o texto concluído e seu desenrolar posterior, mas também para o processo que lhe deu origem.

Compreensão histórica do regime empresarial-militar brasileiro
Na edição 205, em diálogo com a memória dos 50 anos do Golpe de 64, que instaurou a ditadura no país, publica-se o artigo do professor emérito da Universidade de São Paulo, Fábio Konder Comparato. O trabalho busca compreender como o regime político que se instalou no país após o Golpe de 1964 fundou-se na aliança das Forças Armadas com os latifundiários e os grandes empresários, nacionais e estrangeiros, e como esse consórcio político engendrou duas experiências pioneiras na América Latina: o terrorismo de Estado e o neoliberalismo capitalista.