Edição 437 | 17 Março 2014

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Releia algumas das edições já publicadas da IHU On-Line.
Anistia. Memória e justiça.

Anistia. Memória e justiça.

Edição 358 – Ano XI – 18-04-2011 

Países como Argentina, África do Sul, Chile e Espanha, entre outros, têm, no que se refere à anistia, à memória e à justiça dos crimes cometidos durante os regimes ditatoriais que assolaram seus povos, uma experiência diferente da nossa, no Brasil. Mais de 40 anos depois do golpe militar de 1964, ainda não conseguimos desatar este nó. A presente edição da revista IHU On-Line volta a debater o tema neste início do governo da presidenta Dilma Rousseff. Contribuem para este debate os seguintes entrevistados: Cecília Coimbra, Castor Ruiz, Edson Teles, Jair Krischke, José Carlos Moreira Filho, José de la Fuente, Nora Hochbaum, Paulo Abrão e Reyes Mate.

 

Tortura, crime contra humanidade. Um debate urgente e necessário.

Edição 269 – Ano IX – 18-08-2008 

O tema de capa da edição 269 da IHU On-Line tece como pano de fundo a discussão sobre os anos de chumbo já acabaram no Brasil, mas a tortura, os assassinatos, os desaparecimentos e o luto constante daqueles que sequer enterraram seus mortos ainda persistem, vívidos. Contribuem para essa discussão Lenio Streck, Alfredo Jerusalinsky, Cecília Pires, Alfredo Culleton, Deisy Ventura, Roberto Romano, Dalmo Dallari, Kathryn Sikkink, Ovídio Baptista e Eliezer Rizzo de Oliveira.

 

1964-2004. Hora de passar o Brasil a limpo.

Edição 95 – Ano IV – 05-04-2004 

Por ocasião dos 40 anos do Golpe Civil-Militar, em abril de 2004, a Revista IHU On-Line lançou, em sua edição 95, o número intitulado 1964-2004. Hora de passar o Brasil a limpo. Entre os entrevistados desta edição estavam Luiz Werneck Viana, que abordou o tipo de sociedade que foi criada a partir de um longo processo de modernização autoritária, e um depoimento de Sonia Hass, falando sobre o sofrimento de toda uma família que sentiu na própria pela o terror dos anos de chumbo.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição