Edição 434 | 09 Dezembro 2013

Destaques On-Line

Redação

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line no período de 02-12-2013 a 06-12-2013, disponíveis nas Entrevistas do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br).

Racismo explica 80% das causas de morte de negros no país

Entrevista especial com Rodrigo Leandro de Moura, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia - IBRE/FGV-RJ

Confira nas notícias do dia 02-12-2013

“O racismo está influenciando esse diferencial de taxa de homicídios. Não conseguimos uma metodologia que seja capaz de quantificar exatamente qual é este percentual, mas cremos, com certeza, que boa parte desse diferencial seja devido ao racismo”, afirma o pesquisador Rodrigo Leandro de Moura. O percentual de negros assassinados no Brasil é 132% maior do que o de brancos, revela pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea, intitulada Vidas Perdidas e Racismo no Brasil. O pesquisador é um dos autores do estudo realizado pelo Ipea, que discorre sobre o tema em entrevista à IHU On-Line, concedida por e-mail. Para ele, embora as razões para explicar esses dados não estejam totalmente claras, segundo Moura, “20% da causa da morte de negros” pode ser atribuída a questões socioeconômicas, como diferenças em relação a emprego, moradia, estudo e renda do trabalhador.

Família, hoje. Questionário proposto pelo Papa suscita o debate

Entrevista especial com Mary E. Hunt, Patricia Fogelman e Jacques Alfonsin

Confira nas notícias do dia 04-12-2013

“O foco na família é uma espécie de guarda-chuva, que permite lidar com muitos assuntos sobre os quais há um profundo conflito entre os católicos.” É com esta declaração que a teóloga feminista Mary E. Hunt comentou o questionário em preparação para o Sínodo Extraordinário dos Bispos sobre a Família em 2014, proposto pelo Vaticano em entrevista por e-mail à IHU On-Line. Por sua vez, a historiadora Patricia Fogelman, também questionada, assinala a "pouca clareza da pesquisa" e a "tendenciosidade" das questões. "Parece uma lista de ideias vagas, desarticuladas, elaborada sem critério sociológico nem assessoria de nenhum profissional", opina. Já Jacques Alfonsin, procurador aposentado, concentra-se em alguns temas, entre eles o matrimônio, e é enfático: “em vista da formação de uma família, uma tal união talvez nem seja mais preponderante hoje, com o perdão do nosso pessimismo”.

Dom Waldyr Calheiros: um bispo comprometido com os injustiçados

Entrevista especial com Célia Costa, socióloga e diretora técnica do Museu da Imagem e do Som no Rio de Janeiro

Confira nas notícias do dia 05-12-2013

“Um cristão comprometido com a causa dos pobres, injustiçados e oprimidos”. É assim que Célia Costa, uma das organizadoras do livro “O Bispo de Volta Redonda: Memórias de Dom Waldyr Calheiros”, descreve a atuação de Dom Waldyr Calheiros, bispo emérito de Volta Redonda, que faleceu no último sábado, 30 de novembro. Na entrevista a seguir, concedida à IHU On-Line por e-mail, a professora ressalta a atuação de Dom Waldyr durante a Ditadura Militar, num contexto inicial em que a Igreja apoiou o golpe. “Durante todo esse período militar, havia um grupo de bispos espalhados pelo país que agiam de forma completamente diferente: apoiavam a ação dos católicos leigos engajados numa luta contra a ditadura e usavam, de forma destemida, o prestígio da Igreja para defender os pobres e perseguidos políticos”.

A abertura ecumênica no pontificado de Francisco. Desafios e perspectivas

Entrevista especial com Walter Altmann, teólogo e professor das Faculdades EST

Confira nas notícias do dia 06-12-2013

“Entre os protestantes, que têm entre si uma diversidade bastante grande, predomina nitidamente uma impressão muito favorável do Papa Francisco, bem como dos gestos e posicionamentos que ele tem apresentado”, relata o teólogo Walter Altman. “Isso se refere, em especial, à sua sensibilidade pastoral, sua preocupação com as pessoas pobres e em situações de vulnerabilidade, bem como sua humildade”. Altmann, em entrevista concedida por e-mail à IHU On-Line, reflete sobre as ações do Papa que conduzem as tradições cristãs ao ecumenismo. O teólogo ressalta o enfoque pastoral de Francisco na condução da Igreja e afirma que seu pontificado abrirá “novas possibilidades para as relações ecumênicas”.