Edição 433 | 02 Dezembro 2013

Uma ideia de educação segundo Kant: uma possível contribuição para o século XXI

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Redação

CADERNOS IHU Ideias
Uma ideia de educação segundo Kant: uma possível contribuição para o século XXI

A 199ª edição dos Cadernos IHU ideias apresenta uma reflexão de autoria de Felipe Bragagnolo e Paulo César Nodari, que buscam articular o pensamento de Immanuel Kant, filósofo alemão do século XVIII, com a contemporaneidade, compreendendo os caminhos propostos pelo pensador para a educação do ser humano. Bragagnolo é filósofo formado pela Universidade de Caxias do Sul - UCS e mestrando na UFSM. Nodari é professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UCS, sendo doutor em Filosofia pela PUCRS.

Para atingir tal propósito, a publicação foi dividida em duas grandes etapas: Teoria da educação e Introdução à doutrina da educação: Pedagogia. Analisa-se, também, como o caminho proposto por Kant dialoga com o nosso contexto, ou seja, como esse modelo de educação nos fornece argumentos para repensarmos a nossa maneira de educar. A obra que sustenta essa análise, entre outras, é principalmente Sobre a pedagogia (Trad. Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: Unimep. 2002), escrita por Kant originalmente em 1803.

Esta e outras edições dos Cadernos IHU ideias podem ser adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Informações pelo telefone 55 (51) 3590 8247.

A partir do dia 20 de dezembro de 2013, o arquivo em PDF estará disponível.

 

Leia mais...

- Sociedade pós-metafísica. Entrevista com Paulo César Nodari na Edição 309 da Revista IHU On-Line, de 17-08-2009. 

 - Um caminho de educação para a paz segundo Rousseau. Cadernos IHU Ideias edição 179ª.

- Um caminho de educação para a paz segundo Locke. Cadernos IHU Ideias edição 177ª. 

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