FECHAR
Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).
IHU Online
As eleições políticas deste ano novamente trouxeram à baila a discussão do tema da relação da mídia com a política. A sistemática oposição ao governo Lula de importantes setores da imprensa nacional, especialmente da revista Veja, e a divulgação das fotos do dinheiro que pagaria o “dossiê Vedoin”, trouxe à memória os fatos de 1982, quando a Rede Globo fez de tudo para impedir a eleição de Leonel Brizola, e de 1989, quando a mesma televisão editou o último debate antes do segundo turno entre Lula e Collor, claramente favorável a este.
O tema da relação mídia e política é debatido nesta edição da IHU On-Line por especialistas em comunicação, como a professora Christa Berger e o professor Antônio Fausto Neto, pesquisadores do PPGCOM da Unisinos, Nelson Traquina, professor catedrático de Jornalismo na Universidade Nova de Lisboa e presidente do Centro de Investigações Mídia e Jornalismo e Toni Vieira, professor na Unisinos. O tema também é discutido pela jornalista Lilian Christofoletti, do jornal Folha de S. Paulo, Ricardo Boechat, da Rede Bandeirantes e Luís Nassif. As Notícias Diárias da página ww.unisinos.br/ihu, atualizadas diariamente, acompanharam de perto o debate destas últimas semanas que teve lugar, especialmente, na blogsfera.
“O jovem leopoldense (assim como o jovem em geral) vive três medos: o medo de morrer (violência), o medo de sobrar (desemprego) e o medo de estar desconectado (não estar na moda)”, constata Hilário Dick, pesquisador da Unisinos, em entrevista à IHU On-Line. Hilário Dick acaba de lançar nos Cadernos IHU no. 18, a pesquisa intitulada Discursos à Beira dos Sinos. Emergência de novos valores na juventude: o caso de São Leopoldo.
Nesta edição, abrimos uma nova editoria intitulada Terra habitável. Ela é inaugurada com a entrevista que o jornalista Washington Novaes concedeu às Notícias Diárias e com um artigo sobre o relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), divulgado na última semana e que o IHU repercutiu amplamente na sua página eletrônica.
A todas e todos uma ótima leitura e uma excelente leitura!