Edição 432 | 18 Novembro 2013

Pensamento descolonial e práticas acadêmicas dissidentes

CADERNOS IHU
Pensamento descolonial e práticas acadêmicas dissidentes

A 44ª edição dos Cadernos IHU reúne uma série de textos produzidos de forma individual e coletiva por diversos autores que estão interessados em problematizar as atuais condições de produção do conhecimento, de modo a potencializar vetores de transformação em toda a aparelhagem universitária e, é claro, mais além dela.

As condições de produção do conhecimento acadêmico determinam a possibilidade de emergência e transcendência dos trabalhos levados a cabo sob seu espectro. Isto é possível através de tecnologias institucionais destinadas à manutenção de certos regimes de produção que se materializam sob a forma de estruturas de diálogo, hábitos de leitura e sistemas de escrutínio e avaliação dos conhecimentos produzidos. As condições de realização do trabalho intelectual orquestradas por diferentes hegemonias institucionais promovem ativamente determinados tipos de “produtos” ao passo que dificultam a viabilidade — ou diretamente suprimem — outros tipos.

Esta e outras edições dos Cadernos IHU podem ser adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Informações pelo telefone 55 (51) 3590 8247.

A partir do dia 05 de dezembro de 2013, o arquivo em PDF estará disponível no sítio do IHU.