Edição 201 | 23 Outubro 2006

Frankenstein

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Cinema e Saúde Coletiva

O ciclo Cinema e saúde coletiva vai discutir, no dia 24 de outubro, A ética do modelo médico racionalista. O debatedor será o professor da Unisinos, José Roque Junges. O filme, que servirá como pano de fundo será, Frankenstein (1994), de Kenneth Branagh. Frankenstein é um romance de terror gótico de autoria de Mary Shelley, escritora britânica nascida em Londres.

O romance relata a história de Victor Frankenstein, um estudante de ciências naturais que constrói um monstro em seu laboratório. Em 1994, foi lançada uma adaptação cinematográfica dirigida por Kenneth Branagh de nome Mary Shelley's Frankenstein com o próprio Branagh no papel de Victor Frankenstein, Robert De Niro como a criatura e Helena Bonham Carter como Elizabeth.

Apesar de o título sugerir uma adaptação fiel, o filme toma uma série de liberdades. As representações do Monstro e sua história têm variado bastante, de uma simples máquina de matar sem capacidade de reflexão a uma criatura trágica e plenamente articulada, o que seria mais próximo do retratado no livro. O interessante é que a interpretação da aparência clássica dada à criatura pelo cinema, a cicatriz na testa e os parafusos no pescoço não são descritos no livro.  

 

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição