Edição 429 | 15 Outubro 2013

Sala de leitura

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

HWANG, Victor W., HOROWITT, Greg. The Rainforest - The Secret to Building the Next Silicon Valley. Hamburg: Regenwald, 2012
Professora Juliana Suzin.

Uma obra instigante que versa sobre a inovação em uma nova vertente. O objetivo não está em explicar como criar novas ideias ou produtos, e sim sobre o que move ou constrói a inovação. Mais precisamente, é sobre a natureza da construção de sistemas inovativos complexos, assim como o Vale do Silício, e como podemos promover e replicar estes sistemas inovativos em outras regiões. A preocupação está em escrever sobre o que "causa" ações e ambientes inovadores, e não em como se "faz" a inovação. Neste livro, os autores propõem a "theory of everything" para explicar como se trabalha em ecossistemas de inovação e, para isso, eles criam um modelo usando a metáfora de uma "Floresta Tropical" como um ecossistema onde é possível juntar as experiências pessoais com o que se sabe sobre a natureza humana, a evolução biológica, a cooperação econômica e os sistemas sociais para evoluir na construção sobre uma nova forma de pensar, fornecendo ferramentas práticas para alavancar a inovação.

Juliana Suzin é professora e coordenadora de Marketing e Relacionamento da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-graduação da Unisinos.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição