Edição 427 | 16 Setembro 2013

Edição 90, Ano IV, 01-03-2004

Agrotóxicos. Pilar do agronegócio

Edição 368, Ano XI, 04-07-2011

Os males causados pelos agrotóxicos à saúde humana e ao meio ambiente são o tema desta edição da Revista IHU On-line. A discussão recupera o contexto do uso indiscriminado de agrotóxicos nas lavouras brasileiras, avalia a necessidade de seu uso para o sucesso da produção agrícola e levanta o debate sobre o imperativo da reavaliação dos defensivos químicos no Brasil. Contribuem para o debate os pesquisadores Wanderlei Pignati, José Juliano de Carvalho, Mohamed Ezz El Din Mostafa Habib, Letícia Rodrigues da Silva e Rubens Nodari.

Rock’n’roll na veia

Edição 212, Ano VII, 19-03-2007

Por ocasião da criação pioneira do primeiro curso superior de Formação de Músicos e Produtores de Rock na Unisinos, esta edição da Revisa IHU On-line levanta a discussão sobre a relevância do gênero musical e a indústria da música para suas matérias de capa. Renomados artistas do cenário musical gaúcho, como Humberto Gessinger, Wander Wildner além do próprio Frank Jorge — um dos coordenadores do curso recém-formado — unem-se a advogados, historiadores, professores e pesquisadores para enriquecer o debate. Contribuíram Antônio Marcus Alves de Souza, Carlos Eduardo Miranda, Cristina Capparelli, Débora Sztajnberg, Heron Vargas, João Paulo Sefrim e Johnny Lorenz.

Que universidade o País necessita?

Edição 90, Ano IV, 01-03-2004

De uma edição de 2004 da Revista IHU On-line, recuperamos uma discussão que ainda permanece atual: o papel das Universidades brasileiras. A responsabilidade social destas instituições, em que ponto elas se inserem na construção de um projeto nacional e os enfoques possíveis e necessários para a formação superior no País são alguns dos temas abordados. Cristovam Buarque, Wrana Panizzi, Ione Bentz e Luis Ugalde participam da discussão para tentar responder, afinal, que Universidade o Brasil realmente necessita.