Edição 425 | 01 Julho 2013

Redação

Os 50 anos do início do Concílio Vaticano II inspirou e continua propiciando muitas pesquisas, seminários, simpósios, cursos, artigos e livros. No entanto, o Seminário Internacional “O Concílio Vaticano II como evento dialógico”, promovido pelo Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso – GEGe, do PPG em Linguística da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, nos dias 3 e 4 de julho, em São Carlos, SP, chama a atenção e suscitou o tema de capa da revista IHU On-Line desta semana.

“Em continuidade aos 50 anos do Vaticano II queremos discutir com você outras perspectivas desse evento que procurou adequar a igreja católica aos desafios da contemporaneidade. Os descompassos da igreja e do mundo ainda estão aí. E os desafios se ampliaram enormemente em ambos os lados”, afirmam os organizadores do evento.

O seminário quer pensar dialogicamente, a partir do pensamento filosófico de Mikhail Bakhtin e seu círculo, as questões que podem emanar dessa relação.

Contribuem com a presente edição o professor Ângelo Cardita, da Université de Laval, de Québec, Canadá, professor emérito da Universidade Federal do Paraná – UFPR, Carlos Faraco, a professora Maria Cecília Domezi, das Faculdades Integradas Claretianas, de São Paulo, Daniel Stosiek, professor e pesquisador da Universidade Federal de São Carlos, Paulo Dalla-Déa, pesquisador do Grupo de Gêneros do Discurso (GEGe), do Departamento de Letras da UFSCar, o professor Pedro Lima Vasconcellos, da Universidade Federal de Alagoas, a professora Sueli Maria Ramos da Silva, do programa de mestrado em Letras e Linguagem, Cultura e Discurso da Universidade Vale do Rio Verde – Unincor, de Três Corações-MG, e Valdemir Miotello, professor da Universidade Federal de São Carlos.

Pode ser lida também a entrevista com o professor e sociólogo da PUCRS, Valdir Jose Morigi, sobre as diferentes representações, nas festas juninas gaúchas e nordestinas.

Uma reportagem e outras informações completam a edição.

A todas e a todos uma boa leitura e uma excelente semana!