Edição 424 | 24 Junho 2013

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Veja algumas das edições já publicadas da Revista IHU On-Line
Movimentos sociais. Perspectivas e desafios. Ed. 325

Agroecologia e o futuro sustentável para o planeta. Um debate

Edição 377 – Ano – XI – 24-10-2011

Disponível em http://bit.ly/tkVnM4

A edição 377 da Revista IHU On-Line retomou o tema da sustentabilidade do planeta, tendo como ponto de vista uma proposta agroecológica. Participaram do debate o professor pesquisador da Universidade de Brasília – UnB Fernando Ferreira Carneiro, o secretário executivo do Fórum Brasileiro de Economia Solidária Daniel Tygel, o sociólogo Marcelo Calazans, coordenador do Programa Regional da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional – FASE no Espírito Santo, a socióloga Letícia Rangel Tura, a antropóloga Maria Emília Lisboa Pacheco, entre outros.

 

Renda Básica de Cidadania, universal e incondicional. Um direito

Edição 333 – Ano – X – 14-06-2010

Disponível em http://bit.ly/lrraS2 

A renda básica, como descreveu a economista Alessandra Scalioni, citando Van Parijs e Vanderborght, é “uma renda paga por uma comunidade política a todos os seus membros, em termos individuais, sem comprovação de renda nem exigência de contrapartida”, explica. O tema foi abordado na edição 333 da Revista IHU On-Line. Na época, entre os dias 30 de junho e 2 de julho de 2010, ocorreu na Universidade de São Paulo – USP, o 13º Congresso Internacional da Bien (“Basic Income Earth Network”, ou Rede Mundial da Renda Básica).

 

Movimentos sociais. Perspectivas e desafios

Edição 325 – Ano – X – 19-04-2010

Disponível em http://bit.ly/11Owmv5 

A edição 325 da Revista IHU On-Line debruçou-se sobre o tema dos movimentos sociais, tendo como perspectiva a análise das transformações que marcaram os movimentos sociais na última década, as limitações e desafios dos atores sociais. Conforme constatou, na época, a socióloga Maria da Glória Gohn, “os movimentos sociais são distintos dos ocorridos do final da década de 1970 e parte dos anos 1980”, avalia. Contribuem para a discussão Maria da Glória Gohn, Rudá Ricci, Sílvio Caccia Bava, Ivo Lesbaupin, Marcus Abílio Gomes Pereira e Ivo Poletto.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição