Edição 422 | 10 Junho 2013

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line no período de 05-06-2013 a 10-06-2013, disponíveis nas Entrevistas do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br).

Código Florestal: “Agora apostam na ineficiência do Estado para dizer que a nova lei também é impossível de ser cumprida”

Entrevista especial com André Lima, advogado, assessor de políticas públicas do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia e consultor jurídico da Fundação SOS Mata Atlântica 

Confira nas Notícias do Dia de 05-06-2013

“Precisamos acordar para o fato de que esse debate do Código Florestal é revelador não somente de uma crise política entre governo como parte de sua base, mas, sobretudo, de uma vulnerabilidade forte da nossa economia reprimarizada, pautada num modelo intenso em uso de recursos naturais e emissões de CO2 e poluentes, ou no que vem se convencionando chamar de neodesenvolvimentismo, um misto de investimentos públicos em grandes obras de infraestrutura e que favorecem o setor privado, com um misto de políticas sociais”, pontua o especialista.

 

“O vínculo dos Terena de Buriti com a terra que reivindicam é histórico e cultural”.

Entrevista especial com Levi Marques-Pereira, cientista social, professor adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados 

Confira nas Notícias do Dia de 06-05-2013

“O governo tem se mostrado omisso com o problema fundiário dos indígenas em Mato Grosso do Sul. (...) A questão é sempre tratada como problema pontual, o que é um equívoco. São dezenas de comunidades reivindicando a demarcação de seus territórios, Buriti é apenas um desses casos, o que está na mídia nesse momento”, afirma.

 

Baía de Guanabara. Um complexo ecossistema em risco

Entrevista especial com os biólogos Graça Bispo, coordenadora técnica da ONG Guardiões do Mar, Rodrigo Gaião, atuante no Projeto Caranguejo Uçá nas ações Gerenciamento de Logística de Coletas de Dados e Educação Ambiental, e Pedro Belga, presidente da Guardiões do Mar, coordenador geral do Projeto Caranguejo Uçá 

Confira nas Notícias do Dia de 07-06-2013

Em menos de duas horas participando de uma regata ecológica realizada pela Escola Naval, biólogos da ONG Guardiões do Mar encontraram, na Baía de Guanabara, mouse de computador, escada de madeira, recipiente de refrigeração de radiador de carro, muitos sacos plásticos, pedaços de madeiras de diversas fontes, garrafas PET. De acordo com os biólogos, “o macro e diversificado ecossistema da Baía de Guanabara encontra-se em diferentes estados de degradação”.

 

Guaíra: “O índio sempre foi um símbolo da cidade”

Entrevista especial com Diogo de Oliveira, coordenador técnico da Funai em Guaíra

Confira nas Notícias do Dia de 08-06-2013 

“Em Guaíra criou-se um cenário de que os índios vão invadir as casas e, por causa deles, terras serão desapropriadas. Então, foi criado um terrorismo e uma histeria na população, que a fez ficar extremamente xenofóbica”, acentua o entrevistado. Segundo ele, os conflitos contra os indígenas aumentaram após declaração do governo do Estado do Paraná.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição