Edição 420 | 27 Mai 2013

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Relembre e releia outras edições da Revista IHU On-Line:

Rock ‘n’ roll na veia 

Edição 212 – Ano – VII – 19-03-2007

Disponível em http://bit.ly/ySPITJ

Há quem diga que é coisa do demônio. Outros falam em sinônimo de drogas, loucura, rebeldia. Para entender um pouco mais do rock ‘n’ roll e por ocasião da criação do curso sobre o tema na Unisinos, no ano de 2007, a Revista IHU On-Line dessa semana debate esse gênero musical que “identifica o século XX assim como o Minueto identificou o século XVIII e a Valsa o século XIX”, segundo uma das entrevistas do tema de capa Capparelli Gerling. A edição conta com entrevistas de reconhecidos músicos gaúchos, como Wander Wildner, Humberto Gessinger e Frank Jorge, entre outros.

 

Sabedoria, mística e tradição: religiões chinesas, indianas e africanas 

Edição 309 – Ano – IX – 28-09-2009

Disponível em http://bit.ly/ii1ASs

O tema da edição 309 da Revista IHU On-Line era as religiões orientais e africanas. Para refletir sobre o assunto contribuíram com a discussão Klaus Klostermaier, Subhash Anand, Volney José Berkenbrock, José Bizerril, André Bueno, Frank Usarski, Michael Amaladoss e Monja Coen. Na época  foi exibido e dabatido o documentário alemão “Spurensuche” – Religiões do Mundo, dirigido por Hans Küng, na Unisinos e na Casa de Cultura Mário Quintana – CCMQ, Porto Alegre. A promoção foi do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em parceria com a Fundação Ética Mundial (Weltethos Stiftung).

 

O pós-humano

Edição 200 – Ano – VI – 16-10-2006

Disponível em http://bit.ly/lgSa3O

“O pós-humanismo é o contrário da autorreferência, é a celebração da hibridação, é a consciência de que o homem não apenas não é a medida do mundo, mas não é nem mesmo a medida de si mesmo”, afirma Roberto Marchesini, estudioso de ciências biológicas e de epistemologia, e que foi um dos entrevistados do tema de capa da edição n. 200 da Revista IHU On-Line. Contribuem ainda para o debate Elena Pulcini, Roberto Mancini, Marc Jongen, Marcello Buiatti, Claudio Tugnoli, Rèmi Brague e Mario Novello.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição