Edição 420 | 27 Mai 2013

Publicação em destaque

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Confira uma das publicações mais recentes do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Cadernos Teologia Pública

Entre os dias 2 a 5 de outubro de 2012, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU promoveu o XIII Simpósio Internacional IHU: Igreja, cultura e sociedade. A semântica do Mistério da Igreja no contexto das novas gramáticas da civilização tecnocientífica. No 50º aniversário do início do Concílio Vaticano II foram debatidas as várias formas e possibilidades de interlocução da Igreja com a sociedade e a cultura contemporânea. Os textos das grandes conferências realizadas no evento estão sendo publicados pelo IHU, nos Cadernos Teologia Pública, como forma de subsídio à continuidade do debate sobre o tema.

O texto publicado na última semana é de Christoph Theobald intitulado As grandes intuições de futuro do Concílio Vaticano II: a favor de uma “gramática gerativa” das relações entre Evangelho, sociedade e Igreja. Em linhas gerais, o texto está dividido em três eixos sendo o primeiro “Uma ‘visão genética’ da existência cristã eclesial”; o segundo “Uma maneira de proceder” e o terceiro, “Igreja na história e na sociedade: uma diferenciação originária”.

Christoph Theobald, teólogo jesuíta, é professor de Teologia Fundamental e Dogmática na Faculdade de Teologia do Centre-Sevres, em Paris e especialista em questões de teologia fundamental e de história da exegese (séculos XIX e XX, Modernismo) e em história dos dogmas, em teologia fundamental e dogmática (cristologia, trindade, criação, antropologia, eclesiologia), no campo da estética e em teologia pastoral.

Confira as publicações de Christoph Theobald já realizadas no IHU: 

* Perfil – Christoph Theobald. Edição número 315, de 16-11-2009, disponível em http://bit.ly/Tvnp5p

* 58ª edição dos Cadernos Teologia Pública, intitulado “As narrativas de Deus numa sociedade pós-metafísica: O cristianismo como estilo”, disponível para download em http://bit.ly/Un8P6J

* Por uma Igreja pluripatriarcal e não somente centrada em Roma. Entrevista à edição 408 da IHU On-Line, de 12-11-2012, disponível em http://bit.ly/ZkWPmg 

Os Cadernos Teologia Pública podem ser adquiridos diretamente no Instituto Humanitas Unisinos – IHU ou solicitados pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone 55 (51) 3590 8247.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição