Edição 419 | 20 Mai 2013

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line no período de 14-05-2013 a 20-05-2012, disponíveis nas Entrevistas do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br).

Operação Concutare põe em discussão o licenciamento ambiental

Entrevista especial com Paulo Brack, biólogo, Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio

Confira nas Notícias do Dia de 14-05-2013

Acesse o link http://bit.ly/13uMNkI 

“Divulgou-se recentemente que, nos últimos 10 anos, 13 secretários de meio ambiente ocuparam a pasta no Rio Grande do Sul. Já vínhamos denunciando que estes cargos estavam sendo utilizados como prêmio consolação para políticos que não obtinham êxito nas eleições do Estado, e eram neófitos em meio ambiente”, aponta o pesquisador. A Operação Concutare, da Polícia Federal, prendeu servidores públicos acusados de fraudes, corrupção e tráfico de influência em esquemas de licenciamento ambiental na Secretaria Estadual de Meio Ambiente do e na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre.

 

A retórica brasileira e o teste das convicções

Entrevista especial com Nancy Cardoso Pereira, teóloga, membro do Fórum Ecumênico Israel Palestina, e Romi Bencke, teóloga, pastora luterana e atual secretária geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – Conic

Confira nas Notícias do Dia de 15-05-2013

Acesse o link http://bit.ly/YVh5xF 

“A busca pela paz justa cria parâmetros e critérios para avaliar não só as relações de poder entre Israel e Palestina, mas também revela o burocratismo retórico aqui no Brasil de políticos e partidos que continuam se referindo a políticas de paz e tolerância, direitos e diálogo, mas que não passam no teste das convicções”, assinalam as entrevistadas. O comentário se refere ao contrato assinado entre o governo do Estado do Rio Grande do Sul e a companhia militar israelense Elbit, empresa que foi excluída da carteira de clientes do Deutsche Bank, por não atender aos padrões éticos.

 

Massacre de Felisburgo: “O conflito só será encerrado com a reforma agrária”

Entrevista especial com Silvio Netto, integrante da direção do MST de Minas Gerais

Confira nas Notícias do Dia de 16-05-2013

Acesse o link http://bit.ly/10HKoiq 

Os trabalhadores rurais estão “acampados em Belo Horizonte em repúdio à postura do poder Judiciário” que, segundo Netto, tem uma postura “conivente com a violência no campo, orientada pelo agronegócio e pelo latifúndio”.  Após oito anos do massacre, as famílias continuam acampadas no munícipio de Felisburgo aguardando a legalização das terras ocupadas. O Massacre de Felisburgo ocorreu em 20 de novembro de 2004, quando cinco trabalhadores rurais foram assassinados no acampamento Terra Prometida, dentro da Fazenda Nova Alegria, no município de Felisburgo, localizado no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.

 

Relatório Figueiredo. “Exame de consciência de como o Brasil tratou e trata os povos indígenas". 

Entrevista especial com Spensy Pimentel, doutor e mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo – USP, onde graduou-se em Jornalismo

Confira nas Notícias do Dia de 17-05-2013

“A ida da ministra Gleisi Hoffman ao Congresso, na semana passada, anunciando a revisão da forma como são demarcadas as terras indígenas, assinala um agravamento da crise”, diz Spensy Pimentel à IHU On-Line, em entrevista concedida por e-mail. Para o antropólogo, transferir a responsabilidade do processo de demarcação das terras indígenas no Mato Grosso do Sul para a Embrapa não é uma solução.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição