Edição 418 | 13 Mai 2013

Entrevistas em destaque

Redação

A Revista IHU On-Line traz nesta e nas próximas edições resumos das entrevistas especiais mais acessadas durante o recesso, entre janeiro e março de 2013. Os conteúdos estão disponíveis no sítio IHU On-Line (www.ihu.unisinos.br).

Bandeiras tarifárias: o novo equívoco do setor elétrico

Entrevista com Heitor Costa

Confira nas notícias do dia de 22-01-2013

Acesse o link http://bit.ly/WUxATa

As bandeiras tarifárias, que permitirão aos consumidores acompanharem as variações dos custos da geração de eletricidade no país, são “mais um mecanismo de mercado a ser introduzido nas tarifas do consumidor, com o objetivo transferir para ele o custo mais caro da energia gerada pelas termelétricas a combustíveis fósseis”, diz Heitor Costa, o professor da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, em entrevista por e-mail à IHU On-Line. Na avaliação dele, a aprovação da MP 579 e a criação das bandeiras tarifárias demonstram que “o governo federal continuará insistindo no modelo mercantil, e repassando a conta das termelétricas para o usuário do sistema elétrico”.

Romaria da Terra e os “princípios do bem-viver”

Entrevista com Padre Izidoro Bigolin

Confira nas Notícias do Dia de 07-02-2013

Acesse no link http://bit.ly/W2HRzc

Na terça-feira de carnaval, 12 de fevereiro de 2013, ocorreu a 36ª Romaria da Terra, que foi organizada pela Diocese de Caxias do Sul-RS na Comunidade Bom Pastor, em Bento Gonçalves. O tema deste ano foi “Terra e Cidadania: Princípios do Bem-Viver”. Participante desde a primeira edição da romaria, o Padre Izidoro Bigolin ressaltou que a caminhada deste ano trará perspectivas atuais à celebração. “A Romaria deste ano traz presente em seu modo de ser realizada, questões bem concretas como o consumo consciente. Não é apenas para o homem da roça, é para todos a questão da cooperação, da solidariedade de ter projetos comuns”, considera. Padre Izidoro é um militante da causa e participou da primeira edição da Romaria da Terra em 1977, em São Gabriel, quando ainda era acadêmico e fazia parte de um grupo de estudantes de Teologia na PUC-RS. Concedeu a entrevista por telefone à IHU On-Line.