Edição 417 | 06 Mai 2013

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Relembre edições antigas da revista IHU On-Line:

Democratizar a comunicação

Edição: 99 – Ano IV – 03-05-2004

Disponível em http://bit.ly/oTSHGK

Embora a problemática sobre a democratização da comunicação seja um tema presente na atualidade, tal mote foi abordado na edição 99 da revista IHU On-Line. Na ocasião a mídia se declarava em crise e havia certa cobrança sobre o Estado para ajudar os veículos, sobretudo com relação a investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. Para esta edição foram entrevistados, entre outros, o jornalista Celso Schröder, o professor doutor da Universidade de Brasília Murilo Ramos e o pesquisador argentino Guillermo Mastrini, da Universidade de Buenos Aires. Complementa a edição uma entrevista com o jornalista e crítico norte-americano Norman Solomon.

Teoria Quântica: Novas concepções da realidade

Edição: 122 – Ano IV – 08-11-2004

Disponível em http://bit.ly/108M1FN

A discussão da edição 122 da revista IHU On-Line trouxe à reflexão as evoluções tecnológicas a partir de invenções como o relógio, o motor a vapor e o computador. A questão é que tais tecnologias impactaram na forma de ver a realidade. Contribui para o debate o teórico e físico Basarab Nicolescu, cuja obra propõe novos modelos de pensamento. O número conta ainda com um artigo do físico, filósofo e professor doutor Armando Lopes de Oliveira. Edição tem uma contribuição do professor Roberto Velho Cirne e Lima sobre o fechamento do Ciclo de Estudos sobre o Método de Edgar Morin. 

O cristianismo e a ultramodernidade. Limites e possibilidades de seu futuro

Edição: 128 – Ano IV – 20-12-2004

Disponível em http://bit.ly/15dY6RQ

A última edição da revista IHU On-Line de 2004 foi sobre o tema O cristianismo e a ultramodernidade. Limites e possibilidades de seu futuro. As discussões suscitadas nesta edição tinham como eixo o livro lançado na época Le religieux aprés la religion de Luc Ferry e Marcel Gauchet, que contribui com uma entrevista, e o encontro de Jürgen Habermas e o então cardeal, agora Papa emérito, Joseph Ratzinger. Complementa esta edição um dossiê publicado pelo jornal La República, que também aborda o tema de capa. A edição conta ainda com uma entrevista com o psicanalista Jurandir Freire Costa.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição