Edição 417 | 06 Mai 2013

Publicação em destaque

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Confira uma das publicações mais recentes do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Cadernos Teologia Pública – 76ª edição – 50 anos depois do Concílio Vaticano II: indicações para a semântica religiosa do futuro

A 76ª edição dos Cadernos Teologia Pública traz o artigo intitulado “50 anos depois do Concílio Vaticano II: indicações para a semântica religiosa do futuro”. O autor do texto é José Maria Vigil, teólogo radicado no Panamá. Trata-se da conferência que Vigil proferiu no XIII Simpósio Internacional IHU. Igreja, Cultura e Sociedade: a semântica do Mistério da Igreja no contexto das novas gramáticas da civilização tecnocientífica, realizado de 2 a 5 de outubro de 2012, na Unisinos (São Leopoldo).

Ao refletir sobre a construção urgente de uma semântica religiosa nova, Vigil considera que o Concílio Vaticano II significou uma reconciliação com a modernidade, porém somente até certo ponto. “O Concílio reconheceu a autonomia das realidades terrenas, mas continuou a falar da realidade concebida no esquema de dois andares, com os dualismos céu/terra, corpo/alma, natureza/graça, natural/sobrenatural, este mundo/o outro mundo, história humana/história da salvação... Continuou com a visão heterônoma própria da pré-modernidade, com uma aceitação somente parcial dos valores modernos…”. Para o teólogo, “falta avançar até uma semântica que incorpore plenamente os significados postulados pela modernidade, a partir da cosmovisão de uma realidade integrada, única, sem dualismos, ‘sem andares’ na representação da realidade, sem heteronímia na axiologia e na moral”.

Acesse o link http://bit.ly/Ys7cr3 e faça o download desta edição em formato PDF.

Os Cadernos Teologia Pública podem ser adquiridos diretamente no Instituto Humanitas Unisinos – IHU ou solicitados pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Mais informações podem ser obtidas em http://bit.ly/KWvYrk ou pelo telefone (51) 3590 8247.  

Sobre os 50 anos do Concílio Vaticano II, leia também a edição n. 401da IHU On-Line, de 03-09-2012, disponível em http://bit.ly/REokjn 

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição