Edição 416 | 29 Abril 2013

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Relembre edições antigas da IHU On-Line:

O mundo moderno é o mundo sem política. Hannah Arendt 1906-1975

Edição: 206 – Ano VI – 27-11-2006

Disponível em http://bit.ly/ZJYkrO 

Hannah Arendt nasceu em 1906, em Linden, perto de Hannover, na Alemanha. Os pais, judeus reformados, segundo Julia Kristeva, eram críticos do sionismo. Em 1933, ela se exila, escapando da Shoah, inicialmente, em Paris, depois em Nova York, em 1941, tornando-se cidadã norte-americana. A edição comemora o centenário de nascimento de Hannah Arendt e dá continuidade à edição n. 168, de 12-12-2005, sob o título Hannah Arendt, Simone Weil e Edith Stein, três mulheres que marcaram o século XXI. Contribuem para esta edição Julia Kristeva, Miroslav Milovic, Françoise Collin, Sylvie Courtine-Denamy, Lisa Disch e Fina Birulés. Complementa o número um texto de Gilmar Hermes sobre a 27ª. Bienal Internacional de São Paulo.

 

Carlos Drummond de Andrade: o poeta e escritor que detinha o sentimento do mundo

Edição: 232– Ano VII – 20-08-2007 

Disponível em http://bit.ly/13UNp5N

“No meio do caminho tinha uma pedra / tinha uma pedra no meio do caminho”. Quem não se lembra de Carlos Drummond de Andrade quando escuta esses versos já clássicos? Por ocasião dos 20 anos da morte do poeta, em 17 de agosto de 2007, a revista IHU On-Line fez uma edição especial sobre a obra do autor. Participam do número Affonso Romano De Sant’anna, Alcides Villaça, John Gledson e Iumna Maria Simon, Luiz Costa Lima, Ronald Polito e Ana Lúcia Liberato Tettamanzy. Confira também a entrevista sobre o pensamento de Celso Furtado, sempre atual e questionador, com o professor da UFRGS e doutor em economia Pedro Cezar Dutra da Fonseca. A Profa. Dra. Christa Berger, jornalista e pesquisadora do PPG em Comunicação da Unisinos, fala sobre a contribuição da mídia para a formulação de uma política de memória.

 

Células-tronco embrionárias: algumas ponderações éticas e científicas 

Edição: 246 – Ano VII – 03-12-2007 

Disponível em http://bit.ly/17UzrjH

Antes mesmo do julgamento do Supremo Tribunal Federal – STF sobre a ação direta de inconstitucionalidade que barra a pesquisa com células-tronco embrionárias, autorizada pela Lei de Biossegurança, a revista IHU On-Line lançou um debate sobre as questões éticas relacionadas ao tema. No ano seguinte a Corte declarou que esta não está em contrariedade com a Constituição. Debateram o tema Luís Montoliu, Cláudio Fonteles, Francesco D’Agostino e Laurie Zoloth, Karen Lebacqz, José Garcia Abreu Junior, Volnei Garrafa e James Edgar Till. A edição conta com um poema do professor aposentado Benno Dischinger, que também é o destaque do IHU Repórter desta semana.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição