Edição 416 | 29 Abril 2013

Publicação em destaque

Redação

Confira uma das publicações mais recentes do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Cadernos IHU ideias

A hospitalidade frente ao processo de reassentamento solidário aos refugiados

O Caderno IHU ideias apresenta o texto A hospitalidade frente ao processo de reassentamento solidário aos refugiados de Joseane Mariéle Schuck Pinto, bacharel em Direito e aluna do curso de especialização em Relações Internacionais e Diplomacia, pela Unisinos. O ensaio apresenta o trabalho de reassentamento solidário dos refugiados, que necessitam deixar os países de origem devido à perseguição por cor, raça, religião, conflitos armados ou ideologia política, trabalho que é feito pela Associação Antônio Vieira – ASAV, vinculada ao Alto Comitê Nacional para os refugiados – Acnur e ao Comitê Nacional para os Refugiados – Conare.

A autora faz um pequeno resgate histórico dos movimentos migratórios de refugiados, desde a primeira metade do século XX com a Segunda Guerra Mundial, e na segunda metade com a descolonização afro-asiática. O Brasil, destaca Joseane, é reconhecido diante da comunidade internacional “por sua postura humanitária em relação ao atendimento de refugiados, não obstante os problemas internos relacionados aos âmbitos social, econômico e político, sendo que a busca da integração é a forma de refúgio mais plena e, contudo, mais complexa, uma vez que ultrapassa as expressões iniciais de acolhida, da documentação, do atendimento a necessidades básicas e imediatas”.

Uma discussão do texto aborda a Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinada em 1948. O foco do debate gira em torno das concepções universalistas e relativistas culturais, à medida que os primeiros sustentam uma proposta ocidental de direitos humanos – fundada no individualismo, nos direitos civis e políticos –, enquanto os segundos sustentam uma concepção oriental – baseada no coletivismo, nos direitos econômicos e sociais. É diante destes paralelos que a autora apresenta o trabalho de acolhimento dos refugiados na contemporaneidade.

Os Cadernos IHU ideias podem ser adquiridos diretamente no Instituto Humanitas Unisinos – IHU, no campus da Unisinos, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A partir de 5-05-2013 esta edição estará disponível na íntegra, neste sítio, em formato PDF.

Mais informações podem ser obtidas no link bit.ly/LGK9BC ou pelo telefone (51) 3590.4888.