Edição 416 | 29 Abril 2013

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line no período de 22-04-2013 a 29-04-2012, disponíveis nas Entrevistas do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br).

Redução da maioridade penal: uma proposta falaciosa

Entrevista especial com André Luís Callegari

Confira nas notícias do dia de 22-04-2013

Acesse o link http://bit.ly/13qcv8w

Reduzir a maioridade penal para acabar com a violência “é uma falácia”, considera André Luís Callegari à IHU On-Line. Segundo ele, a proposta não é fundamentada empiricamente e a aprovação da maioridade penal “seria uma mera transferência física do lugar de cumprimento da pena. Transferiríamos fisicamente os menores da Fundação de Atendimento Socioeducativo – FASE para o Presídio Central”, adverte Callegari.

 

“Uma revolução”. A lei n. 10.639/3 e o ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas

Entrevista especial com Lúcia Regina Pereira

Confira nas notícias do dia de 23-04-2013

Acesse o link http://bit.ly/17MwS07

Uma reivindicação do Movimento Social Negro, que inclui no currículo oficial das escolas a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira, completa dez anos. Apesar de alguns professores ainda serem resistentes à legislação, Lúcia Regina Pereira ressalta que “diferente de dez anos atrás, mais pessoas, escolas, e educadores têm ciência, se não consciência, dessa outra parcela da população que precisa se ver na história e se ver de forma positiva”, avalia.

 

“Pacem in Terris”. Os 50 anos de uma encíclica e a dimensão social do Evangelho

Entrevista especial com Frei Carlos Josaphat

Confira nas notícias do dia de 24-04-2013

Acesse o link http://bit.ly/10cLQYC 

Em entrevista à IHU On-Line, o que Frei Carlos Josaphat descreve a encíclica Pacem in Terris, de João XXIII, publicada há 50 anos, como “a mensagem mais oportuna, mais sábia, mais operacional para o mundo moderno”. Para Josaphat, ao lado de Mater et Magistra, a Pacem in Terris constitui “a melhor formulação ética da dimensão social do Evangelho, a qual se torna operacional pelo empenho de não ficar em uma elaboração teórica, abstrata. Mas, inaugurando uma análise dos sistemas industriais, econômicos, agrícolas, elas lançam uma grande luz sobre as raízes e causas das exclusões e desigualdades sociais”.

 

Semiárido: dez anos de investimentos contraditórios 

Entrevista especial com Roberto Malvezzi

Confira nas notícias do dia de 25-04-2013

Acesse o link http://bit.ly/10eNJnM

Após completar dez anos, o Programa 1 Milhão de Cisternas mudou a perspectiva de vida e convivência com o semiárido, diz Roberto Malvezzi à IHU On-Line. “Com ele deixamos de focar nas grandes obras e dirigimos o olhar para cada casa, cada caso, como uma rendeira tece sua peça ponto a ponto”.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição