Edição 415 | 22 Abril 2013

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Retomamos edições da revista IHU On-Line que já foram publicadas e que, por sua atualidade, merecem ser rediscutidas e revisitadas. Confiram as temáticas e acessem as edições online de nossa publicação no site www.ihuonline.unisinos.br

Gerard Manley Hopkins: poeta e místico. Do cotidiano imediato ao plano cósmico

Edição: 282 – Ano VII – 17-11-2008

Disponível em http://bit.ly/ZkSbFq

Gerard Manley Hopkins, poeta e místico inglês foi o tema de capa da revista IHU On-Line em novembro de 2008. Jesuíta, considerado um dos maiores autores da literatura universal, sua obra é analisada e discutida por alguns poetas, tradutores e professores de Literatura. Contribuem para a discussão Alípio Correia de Franca Neto, Paulo Henriques Britto, Claudio Daniel, Aníbal Gil Lopes, Aurora Bernardini, John Milton, Wiliam Alves Biserra, Thomas Burns, Dirceu Villa, Marcus Motta e Thiago Ponce de Moraes. Confira também a entrevista com Vladimir Safatle por ocasião do lançamento de seu livro Cinismo e falência da crítica (São Paulo: Boitempo, 2008).

Anistia. Memória e justiça

Edição: 358 – Ano XI – 18-04-2011

Disponível em http://bit.ly/gq9ypN

Com o início do governo Dilma Rousseff, em abril de 2011, a revista IHU On-Line se debruçou sobre o tema do regime de exceção brasileiro, que foi deflagrado com o golpe militar de 1964. Nossa experiência nacional é distinta de países como Argentina, África do Sul, Chile e Espanha, no que se refere à anistia, à memória e à justiça dos crimes cometidos durante os regimes ditatoriais que assolaram seus povos. Contribuem para o debate Cecília Coimbra, Castor Ruiz, Edson Teles, Jair Krischke, José Carlos Moreira Filho, José de la Fuente, Nora Hochbaum, Paulo Abrão e Reyes Mate. Leia também a entrevista com Elena Battlaglini sobre A política na condução do desenvolvimento sustentável.

Rumos e muros da filosofia na era digital. A aventura do pensamento

Edição: 379 – Ano XI – 07-11-2011

Disponível em http://bit.ly/rpQFva

Esta edição traz uma reflexão sobre a primeira década de funcionamento do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unisinos. Questões sobre os rumos da Filosofia em plena era da tecnologia da informação, da globalização do saber e da fragmentação do sujeito orientam o debate. A filosofia tem conseguido estabelecer diálogos com os demais saberes, refletir sobre o mundo contemporâneo ou, tal como a coruja de minerva a que Hegel se refere na sua Filosofia do direito, só levanta voo ao entardecer? Contribuem no debate Celso Candido de Azambuja, Alfredo Culleton, Ernildo Stein, Massimo Canevacci, Julio Cabrera, Luiz Rohden, Oswaldo Giacóia, Roberto Romano, Jean-François Mattéi, Adriano Naves de Brito e Paul Valadier.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição