Edição 415 | 22 Abril 2013

Publicação em destaque

Ricardo Machado

Confira uma das publicações mais recentes do Instituto Humanitas Unisinos - IHU. IHU ideias - A identidade e a missão de uma universidade católica na atualidade

O Caderno IHU ideias apresenta o texto A identidade e a missão de uma universidade católica na atualidade de Stefano Zamagni, economista e professor da Universidade de Bolonha e vice-diretor da sede italiana da Johns Hopkins University. Zamagni constrói um texto para desenvolver um pensamento sobre o papel das universidades católicas na contemporaneidade. Para tanto, faz um resgate histórico sobre o protagonismo do espaço acadêmico desde a Idade Média. O autor destaca que é importante ter em conta que a universidade nasceu da separação entre studium e imperium, o primeiro em busca da verdade e o segundo em relação ao exercício do poder.

Depois de um começo em que a universidade deveria servir ao Estado, uma segunda fase promoveu uma mudança importante no foco de seu trabalho. Embora continuasse a serviço do poder, passou no século XIX a concentrar seus esforços à economia, sobretudo nos Estados Unidos e na América do Norte. Para Zamagni, na época pós-moderna esta ideia se mantém. Tendo em vista esta perspectiva, o autor ressalta que a proposta de “eficiência” nascida desse modelo de universidade foi tema do último discurso público do Papa João Paulo II, em 29 de novembro de 2004: “A discriminação baseada na eficiência não é menos desumana do que a discriminação baseada em sexo, religião ou raça”.

A fim de propor um caminho de discussão, Zamagni recorre ao exemplo de Ulisses, que foi racional ao amarrar-se ao mastro para ouvir o canto das sereias sem se jogar ao mar, mas que ao mesmo tempo perdeu a própria liberdade e foi injusto com os remadores que tiveram os ouvidos tapados para que pudessem remar sem, também, jogarem-se ao mar. O autor prefere a racionalidade de Orfeu, que, em lugar de tolher a própria liberdade e dos remadores, tocou lira, misturando sua música ao canto das sereias e anulando o efeito perverso do encanto.

Os Cadernos IHU ideias podem ser adquiridos diretamente no Instituto Humanitas Unisinos – IHU, no campus da Unisinos, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A partir de 5 de maio de 2013 esta edição estará disponível na íntegra no sítio do IHU em PDF.

Mais informações podem ser obtidas no link bit.ly/LGK9BC ou pelo telefone (51) 3590 4888.