Edição 413 | 01 Abril 2013

Publicações em destaque

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU On-Line

Confira algumas das publicações mais recentes do Instituto Humanitas Unisinos.

IHU Ideias

A Europa e a ideia de uma economia civil

 

A edição 183 dos Cadernos IHU ideias apresenta o artigo do professor e economista italiano Stefano Zamagni  intitulado A Europa e a ideia de uma economia civil. O texto apresenta uma discussão sobre a identidade e o futuro do continente europeu com um foco especial à economia, fazendo relações com a política e com a história do velho continente. Zamagni foi um dos principais consultores do Papa emérito Bento VXI na redação da encíclica Caritas in Veritate, publicada em 2009.

Zamagni chama atenção para o fato de que a Europa é o único continente em que houve um processo de secularização após a Revolução Francesa no século XVIII, que resultou no nascimento dos Estados laicos e fez surgir um dilema moral na organização social, onde as regras de mercado devem ser contrabalanceadas com os direitos humanos. Ele apresenta discussões que vão desde as práticas governamentais de aglomeração de poder até ações de políticas públicas de curto prazo que causam prejuízo social no longo prazo. 

Por fim, ele sustenta que uma saída para os problemas enfrentados pela Europa seria um retorno ao princípio da reciprocidade, e que muitos dos problemas do mundo derivam de uma escassez social e não material. Fechando o artigo, Zamagni lembra que uma das características mais marcante da Europa é justamente a capacidade de transformar estruturalmente. 

Os Cadernos IHU ideias podem ser adquiridos na Livraria Cultural, no campus da Unisinos ou pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A partir do próximo dia 4 de abril esta edição estará disponível, na íntegra, no sítio do IHU, em formato PDF.

Mais informações podem ser obtidas no link bit.ly/GD6sTY ou pelo telefone (51) 3590 4888.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição