Edição 413 | 01 Abril 2013

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU On-Line

A partir deste número retomamos edições da revista IHU On-Line que já foram publicadas e que, por sua atualidade, merecem ser rediscutidas e revisitadas. Confiram as temáticas e acessem as edições online de nossa publicação no site www.ihuonline.unisinos.br.

 

Concílio Vaticano II. 50 anos depois

Edição 401, de 03-09-2012

Há 51 anos começava o Concílio Vaticano II, 21º Concílio Ecumênico da Igreja Católica, que foi convocado no dia 25 de dezembro de 1961, pelo Papa João XXIII e aberto por ele próprio no dia 11 de outubro de 1962. A IHU On-Line debateu as possibilidades e os impasses do Vaticano II, meio século depois de seu advento. O tema permanece oportuno sobretudo frente ao cenário inusitado vivido pela Igreja Católica desde a renúncia de Bento XVI e da escolha do cardeal jesuíta José Mario Bergoglio como o Sumo Pontífice Francisco. Leia as entrevistas com Andrea Grillo, Gilles Routhier, Johan Verstraeten, Massimo Faggioli, José Roque Junges, Maria Benedetta Zorzi e Armando Matteo. Confira, ainda, as ideias de João Batista Libânio, John O’Malley, Margit Eckholt, Olga Consuelo Velez, José Oscar Beozzo, Nancy Cardoso Pereira, Rodrigo Coppe Caldeira e Faustino Teixeira.

 

 

O Bóson de Higgs e a elegância invejável do Universo

Edição 405, de 22-10-2012

Estranho, belo, assimétrico, fértil e cada vez em mais acelerada expansão. Assim os cientistas entrevistados pela IHU On-Line se referiram ao Universo analisando o seu surgimento bem como a confirmação da existência do Bóson de Higgs, no segundo semestre de 2012. Envolto em uma polêmica em função da duvidosa nomenclatura “Partícula Deus”, o Bóson inspirou a edição 405 da revista e trouxe ao debate as origens do cosmos, os grandes desafios da física e mostrou que há muito mais perguntas do que respostas quando procuramos saber mais sobre o Universo. Contribuem para o debate Arthur Maciel, George Coyne, Gerard’t Hooft, Basílio Santiago, Gabriele Gionti, Gian Giudice, Guy Consolgmagno, Marcelo Gleiser, Rogério Rosenfeld e Mario Novello.

 

A era do lixo

Edição 410, de 03-12-2012

Números impressionantes revelam a produção de lixo na sociedade contemporânea. Somos efetivamente uma civilização do lixo. “Admite-se que atualmente exista um descarte mundial de 30 bilhões de toneladas de resíduos por ano. Seria meritório advertir que os lixos já assumiram os contornos de uma calamidade civilizatória. Em termos mundiais, apenas a quantidade de refugos municipais coletados – estimada em 1,2 bilhões de toneladas – supera nos dias de hoje a produção global de aço, orçada em 1 bilhão de toneladas. Por sua vez, as cidades ejetam rejeitos – 2 bilhões de toneladas – que superam no mínimo em 20% a produção planetária de cereais, demonstrando que o mundo moderno gera mais refugo que carboidrato básico”. Os dados são trazidos pelo consultor ambiental Maurício Waldman. Outros entrevistados da edição 410 da IHU On-Line são Raúl Néstor Alvarez, Eglé Novaes Teixeira, Antônio Cechin, Elisabeth Grimberg, Carlos Roberto Vieira da Silva Filho e Clóvis Benvenuto.

 

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição