Edição 410 | 03 Dezembro 2012

João Arlindo da Silva

Thamiris Magalhães

“Sou extrovertido, alegre e procuro sempre fazer o melhor”, diz o técnico de Laboratório de Anatomia na Unisinos João Arlindo da Silva, em entrevista concedida pessoalmente à IHU On-Line. Trabalhando há 28 anos nesta instituição, João frisa que aprendeu muita coisa aqui dentro. “A convivência, a amizade, o carinho dos companheiros de trabalho. Conhecemos muitas pessoas na Universidade. E aprendemos muito”. Seu maior sonho é ter sua casa própria, se estabilizar, organizar a sua vida e a de sua família. Conheça um pouco mais da história deste técnico, que fez um curso de Técnicas em Anatomia na Universidade de São Paulo – USP.
Oito cursos são atendidos pelo laboratório onde João Arlindo trabalha

Origem – Nasci no dia 07-06-1959, em São Leopoldo. Atualmente, moro em Sapucaia do Sul. Sou casado com a Adriana da Silva. Tenho um casal de filhos, e dois netos: o Adriano da Silva, casado, tem um filho, o Adrian; e a Ana da Silva, que tem um filho também, o Brian. Meus filhos moram próximo de mim. Meus pais são falecidos.

Autodefinição – Sou extrovertido, alegre e procuro sempre fazer o melhor.

Formação – Tenho o segundo grau completo e sou técnico de Laboratório de Anatomia na Unisinos.

Laboratório de Anatomia – Meu trabalho aqui é de atendimento ao aluno e ao professor bem como de conservação, preparação e dissecação de material no Laboratório de Anatomia. Atendemos os oito cursos da área de saúde: Psicologia, Biologia, Nutrição, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Biomedicina. Além disso, preparamos aula para o professor. Se ele vem aqui e pede uma aula x, nós montamos a aula para ele aqui no laboratório. Além disso, auxiliamos o professor nas provas. Este laboratório é o único do Centro 2 em que todos os cursos da área de saúde têm obrigação de passar por aqui. Então, há um fluxo muito grande de alunos nele.

Curso – Há uns seis anos, fiz um curso de Técnicas em Anatomia na Universidade de São Paulo – USP, aprendendo como preparar material, utilizar os produtos químicos, como corantes, colorir a peça e outros vários tipos de coisas.

Unisinos – Trabalho nesta instituição desde 1984. No começo, trabalhei com serviço de limpeza e jardinagem. Em 1989, passei a trabalhar no Laboratório de Anatomia, onde estou até hoje. Tenho uma vida praticamente dentro desta instituição. Aprendi muita coisa aqui dentro. Há convivência, amizade, carinho entre os companheiros de trabalho. Conhecemos muitas pessoas nesta instituição. E aprendemos muito.

Lazer – Sou evangélico, tenho um movimento na Igreja de pregação e direção da Igreja. Trata-se de um movimento religioso. Além disso, toco um pouco de violão.

Livros – Gosto dos livros, revistas e jornais informativos que me oferecem subsídios religiosos e teológicos.

Religião – Sou evangélico, da Assembleia de Deus.

Sonho – Ter a minha casa própria. Estou me aposentando e desejo me estabilizar, organizar a minha vida e a de minha família.