Edição 408 | 12 Novembro 2012

Palestina e Israel. A luta pela Paz Justa

IHU On-Line

Nos dias 28 de novembro a 1º de dezembro, realiza-se, em Porto Alegre, o Fórum Social Mundial Palestina Livre.

A IHU On-Line desta semana, com a assessoria de Nancy Cardoso Pereira, mestre e doutora em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo – Umesp, e pós-doutora em História Antiga pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, pastora da Igreja Metodista e membro do Palestine Israel Ecumenical Forum (PIEF)/World Council of Churches (WCC), debate o grave e dramático conflito de mais de 50 anos e discute os desafios, os limites e as possibilidades de uma ‘Paz Justa’.

Participam da edição Silvia Ferabolli, mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e doutoranda em Política e Estudos Internacionais pela Escola de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres – SOAS, University of London, o jesuíta David M. Neuhaus, judeu, atualmente vigário patriarcal para os católicos de língua hebraica de Israel e coordenador da Pastoral entre Migrantes do mesmo país,  Rifat Odeh Kassis, palestino, coordenador do Programa de Acompanhamento Ecumênico na Palestina e em Israel do Conselho Mundial de Igrejas – CMI, Viola Raheb, palestina, trabalha na Igreja Evangélica Luterana da Jordânia e Palestina, Manuel Quintero Pérez, jornalista e presbítero diaconal da Igreja Presbiteriana Reformada em Cuba,  coordenador internacional do Programa de Acompanhamento Ecumênico na Palestina e Israel – PAEPI/EAPPI com sede em Genebra, Suíça, Yusef Daher, secretário executivo do Jerusalém Inter-Church Center of the Heads of Churches of Jerusalém,  Marc H. Ellis, autor de mais de 20 livros, incluindo o inovador Toward a Jewish Theology of Liberation (“Para uma teologia judaica da Libertação”) e Marcelo Buzetto, membro do Setor de Relações Internacionais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST.

Participam igualmente do debate, com os seus depoimentos, Eduardo Minossi de Oliveira, geógrafo, e Érico Teixeira de Loyola, formado em Direito, ambos luteranos, que foram observadores, na Palestina, de direitos humanos através do Programa de Acompanhamento Ecumênico na Palestina e Israel – PAEPI/EAPPI.

A presente edição é completada por mais três entrevistas. Uma com Christoph Theobald, professor do Centro Sèvres, Paris, outra com Márcio Fabri dos Anjos, membro da Câmara Técnica de Bioética do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e, finalmente, com Gilberto Faggion, professor da Unidade de Ciências Econômicas da Unisinos.

A todas e a todos uma ótima semana e uma excelente leitura!