Edição 404 | 05 Outubro 2012

Andre Luiz Olivier da Silva

Thamiris Magalhães

“Sou muito dedicado ao que faço e por causa disso sou perseverante, crítico, exigente, não somente com os outros, mas principalmente comigo mesmo. Sou sincero, honesto, leal e compreensivo; colega de todos aqueles que contribuem para com a nossa universidade”, assim se define o professor e um dos coordenadores do curso de Direito da Unisinos, Andre Luiz Olivier da Silva. Em entrevista concedida pessoalmente à IHU On-Line, o também doutorando em Filosofia pela mesma Universidade conta um pouco de sua história de vida pessoal, profissional e acadêmica. Esforçado e dedicado no que faz, sendo ao mesmo tempo estudante, professor e advogado, o capilé confessa que seu sonho é ver o Brasil dar certo e se tornar no presente o país do futuro. Conheça um pouco mais sua história de vida.
Em Londres, onde realizou seu sanduíche no semestre passado, com o Big Ben ao fundo

Origem – Sou capilé, nascido em São Leopoldo, no dia 25-08-1981. Sempre morei em São Leopoldo e sou filho de leopoldenses. Minha mãe, Silvana Olivier, é professora estadual aposentada e meu pai, André Mendonça da Silva, é advogado, com quem divido atualmente escritório de advocacia. Tenho um irmão, Guilherme, psicólogo, um pouco mais jovem do que eu. Moro com minha companheira, a Rúbia Liz, que é professora de Filosofia no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e doutoranda em Filosofia pela Unisinos.

Autodefinição – Sou muito dedicado ao que faço e por causa disso sou perseverante, crítico, exigente, não somente com os outros, mas principalmente comigo mesmo. Sou sincero, honesto, leal e compreensivo. Na Universidade, sou colega dos professores, alunos e funcionários, pois somente junto a essas pessoas posso contribuir para com a nossa universidade social e acadêmica.

Formação – Formei-me pela Unisinos. Ingressei na graduação em Direito em 1999, após cursar o Ensino Médio no colégio São José, aqui em São Leopoldo. No meio do meu curso em Direito, decidi cursar Filosofia, o que me levou a abandonar o Direito por um ou dois semestres. No final das contas, formei-me tanto em Direito quanto em Filosofia no ano de 2007. Neste mesmo ano, ingressei no mestrado em Filosofia, concluído em 2009, sendo que neste ano ingressei no Doutorado também em Filosofia, curso que pretendo concluir até o meio do ano que vem. No semestre passado, a propósito, realizei um estágio sanduíche no Birkbeck College da Universidade de Londres, dentro do meu Doutorado.

Atuações – Sou estudante, professor e advogado. Durante a minha graduação realizei estágio em Direito e fui bolsista de iniciação científica na Filosofia. No mestrado, também fui bolsista de pesquisa, mas no meio do curso, em 2008, fui contratado como professor do curso de graduação em Direito aqui da Unisinos. De lá para cá, leciono as disciplinas propedêuticas do curso de Direito. Chamamos propedêuticas aquelas disciplinas ligadas às humanidades. Em agosto de 2010, fui nomeado um dos coordenadores desse curso. Então, desde lá exerço essa função ao lado de colegas.

Lazer – Tenho raras horas livres. Mas quando me sobra algum tempo, gosto de ouvir música, beber um bom vinho e apreciar os sabores gastronômicos da região.

Música – Gosto de MPB, rock and roll e música erudita.

Livro – Um livro que me marcou profundamente quando eu era aluno da graduação foi Metafísica de Aristóteles.

Filme – Cidadão Kane de Orson Welles. Um clássico do cinema; um documentário dentro de um filme, por isso o escolho.

Religião – Tenho um grande apreço pelas leituras antropológicas das práticas religiosas. Não tenho uma religião específica, mas trato esta questão com bastante respeito.

Sonho – Ver o Brasil dar certo e se tornar no presente o país do futuro. Creio que isso só é possível com a união do Brasil com os demais países da América Latina.

Unisinos – Esta instituição representa muita coisa para mim. Gosto muito da nossa universidade. Como fui e continuo sendo aluno da Unisinos, vivencio muitas experiências aqui, tanto de cunho acadêmico como pessoal, quando socializamos nossos pontos de vista com as pessoas que fazem a Unisinos, trocando ideias e construindo a nossa comunidade de conhecimento.

IHU – É um importante instituto, preocupado com a discussão de temas relevantes, servindo como um articulador de palestras e debates que impulsionam a discussão pública em nossa sociedade. Serve também como meio de comunicação para a publicação de novas polêmicas e ideias inovadoras. Já concedi entrevistas à revista IHU On-Line e sou leitor assíduo desta publicação. Além disso, frequento algumas palestras promovidas pelo Instituto.