Edição 404 | 05 Outubro 2012

Redação

Nos dias 7 a 11 de outubro a Unisinos sediará a realização do Congresso Continental de Teologia. O evento celebra o 50º aniversário do início do Concílio Vaticano II e os 40 anos do lançamento do livro Teologia da Libertação de Gustavo Gutiérrez, teólogo peruano. O Congresso é promovido por uma série de entidades americanas entre as quais o Instituto Humanitas Unisinos – IHU. A presente edição da IHU On-Line, descreve as grandes intuições que animaram a caminhada da Igreja na América Latina nestes 50 anos depois do Concílio Vaticano II, que foi recebido neste Continente com entusiasmo e originou o que veio a ser a Teologia da Libertação. Seus alcances, limites e possibilidades são debatidas nesta edição por alguns dos conferencistas e pesquisadores/as que estarão no Congresso.

Assim, contribuem no debate, Jon Sobrino, teólogo salvadorenho, Juan Carlos Scannone, filósofo argentino, Carlos Mendoza-Álvarez e Eleazar López Hernández, teólogos mexicanos, Margit Eckholt, teóloga alemã, Marilú Rojas, teóloga mexicana, Olga Consuelo Velez, teóloga colombiana, Margot Bremer, teóloga paraguaia, Victor Codina, teólogo boliviano, e os brasileiros, Pedro Ribeiro de Oliveira, sociólogo, Sérgio Coutinho, professor de história, Brenda Carranza, socióloga, e Francisco Orofino, biblista.

Completam a edição duas entrevistas e um artigo.

Reinaldo Gonçalves, economista e professor na UFRJ, por ocasião do 40º aniversário do lançamento do livro A economia brasileira: crítica à razão dualista de Francisco de Oliveira, descreve o livro e analisa a sua atualidade na contemporaneidade.

Érico Hammes, professor e pesquisador do PPG em Teologia da PUC-RS, reflete sobre as possibilidades do diálogo entre teologia e ciência, tema do minicurso que ministrou no XIII Simpósio Internacional IHU, realizado nos dias 2 a 5 de outubro.

“A contribuição de Valério Cruz Brittos às pesquisas sobre o meio rádio” é o artigo de Luiz Artur Ferraretto, doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

A todas e a todos uma ótima leitura e uma excelente semana!