Edição 401 | 03 Setembro 2012

Destaques On-Line

Redação

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line no período de 28-08-2012 a 03-09-2012, disponíveis nas Entrevistas do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br).

Flexibilização das unidades de conservação: um risco ambiental e social

Entrevista especial com Adalberto Veríssimo, agrônomo, pesquisador sênior e cofundador do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia – Imazon

Confira nas Notícias do Dia de 28-08-2012

“O governo tem dado sinais dúbios do que quer fazer com as unidades de conservação da região amazônica em relação aos limites originários. Esse é o principal fator que tem contribuído para o aumento no desmatamento na região da BR-163”, informa.

O Leviathan brasileiro e o espetáculo de playground do governo

Entrevista especial com Reinaldo Gonçalves, economista, professor na UFRJ

Confira nas Notícias do Dia de 29-08-2012

O pacote de concessões anunciado pela presidente Dilma é uma forma de privatização que expressa a combinação de três fatores: “o fracasso do Estado brasileiro; a evolução do modelo liberal periférico; e o desenvolvimento às avessas”.

Reforma do Código Penal: “'Há vícios de origem”

Entrevista especial com Jacinto Coutinho (advogado, professor da UFPR) e Edward Rocha de Carvalho (advogado, membro da Comissão da Advocacia Criminal da OAB/PR)

Confira nas Notícias do Dia de 30-08-2012

Anteprojeto de reforma do Código Penal adota “infelizmente o critério da máxima punição, respondendo aos anseios de um Direito penal punitivo expansivo”, apontam.

Redução de APPs compromete rios e biomas brasileiros

Entrevista especial com Elvio Sérgio Medeiros, biólogo, professor na Universidade Estadual da Paraíba

Confira nas Notícias do Dia de 31-08-2012

“As mudanças aprovadas no novo Código Florestal atacam dois dos biomas brasileiros mais degradados pelo homem: a Caatinga e o Cerrado”, aponta.

A desindustrialização precoce: Brasil perdeu o bonde do desenvolvimento?

Entrevista especial com André Nassif, economista, professor na Universidade Federal Fluminense

Confira nas Notícias do Dia de 03-09-2012

“Quando a China já não for uma demandante relativamente alta de commodities, se nada for feito para reverter a situação do Brasil, o país irá se deparar com um déficit em conta corrente que não irá ser sustentável no longo prazo e será dependente do financiamento de capital externo”, alerta.