Edição 400 | 27 Agosto 2012

Destaques On-Line

IHU On-Line

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line no período de 20-08-2012 a 27-08-2012, disponíveis nas Entrevistas do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br).

Acordo Coletivo de Trabalho com Propósito Específico é a negação dos direitos trabalhistas
Entrevista especial com Graça Druck, socióloga, professora na Universidade Federal da Bahia
Confira nas Notícias do Dia de 20-08-2012
“É difícil encontrar algum aspecto positivo” no Acordo Coletivo de Trabalho com Propósito Específico, proposto pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, e que estabelece a possibilidade de negociação entre os sindicatos e as empresas, avalia.

O desafio de superar as doenças tropicais
Entrevista especial com Carlos Henrique Nery Costa, professor da Universidade Federal do Piauí, médico do Instituto de Medicina Tropical Natan Portella, e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical
Confira nas Notícias do Dia de 21-08-2012
Para compreender a crescente proliferação das doenças tropicais, é fundamental “estudar a saúde nas favelas e nas grandes cidades tropicais. “Até hoje nós vemos os trópicos através do espelho do Norte. Nós conhecemos a Índia pelo que é publicado na imprensa europeia, ou seja, pelas percepções culturais dos europeus”.

Falta de política macroeconômica acentua desindustrialização
Entrevista especial com Wilson Cano, economista, professor da Unicamp
Confira nas Notícias do Dia de 22-08-2012
O pacote de concessões anunciado pela presidente Dilma na semana passada não é uma “privatização completa”, pois privatização “é a transferência da propriedade de ativos”, esclarece.

Sobrepesca: um problema ambiental e alimentar
Entrevista especial com Henrique Cortez, jornalista, ambientalista, consultor e coordenador do Portal EcoDebate
Confira nas Notícias do Dia de 23-08-2012
“Os estoques pesqueiros estão à beira do colapso”, declara Henrique Cortez ao analisar os dados do relatório “The State of World Fisheries and Aquaculture 2012”, produzido pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação – FAO.

“Uma hora ele é índio demais e atrapalha, outra hora ele é índio de menos, e não têm direitos”
Entrevista especial com Lucia Helena Rangel, antropóloga, assessora do Conselho Indigenista Missionário – Cimi (Regional Amazônia Ocidental) e do Cimi Nacional
Confira nas Notícias do Dia de 24-08-2012
Analisando os dados do Relatório de Violência 2011 contra as comunidades indígenas, a antropóloga diz que o descaso com os povos indígenas são recorrentes e se manifestam também em casos de racismo e na tentativa de suprimir os direitos das comunidades assegurados na Constituição Federal.