Edição 197 | 25 Setembro 2006

IHU Online

A política em tempos de niilismo ético

“Há uma clara crise de fundamentos éticos do espaço público brasileiro. Esta crise, agora extremada, é fundacional: trata-se de, na verdade, construir fundamentos de um Estado que nunca foi, em sentido pleno, republicano. Os principais atores políticos do País têm que dar respostas a esta crise”. A análise é do professor Juarez Guimarães, do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Juarez Guimarães, recentemente, publicou dois artigos luminosos, no boletim Periscópio, da Fundação Perseu Abramo, refletindo sobre a contribuição de Henrique C. de Lima Vaz sobre os temas ética e política. Os dois artigos foram reproduzidos em edições anteriores da IHU On-Line. Inspirados neles e às vésperas das eleições do dia 1º de outubro, voltamos ao tema, entrevistando o próprio professor da UFMG, para quem a grande contribuição de Vaz foi ter colocado no centro do diagnóstico da crise contemporânea o chamado niilismo ético.

Contribuem também nesta edição o Prof. Dr. Marcelo Perine, coordenador da Comissão da área de filosofia e teologia da CAPES e professor na PUC-SP, o Prof. Dr. Franklin Leopoldo e Silva, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP; o Prof. Dr. Rudá Ricci, professor na PUC-Minas e o psicanalista Tales Ab´Sáber, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.
Publicamos ainda uma entrevista com o teólogo francês Christian Duquoc sobre os desafios contemporâneos para o fazer teológico. Por sua vez, o crítico de cinema, Hélio Nascimento analisa o atual cinema brasileiro.
Com a presença do Superior Geral da Companhia de Jesus, Peter-Hans Kolvenbach, inicia hoje, dia 25 de setembro, o Seminário Internacional A Globalização e os Jesuítas. Origens, história e impactos.
A todas e todos uma ótima semana e uma excelente leitura!

ERRATA:

Na edição 197 da IHU On-Line, de 18-9-2006, a redação da revista cometeu um equívoco na entrevista do Prof. Dr. Ignácio Schmitz, SJ, em sua entrevista intitulada A Missão: peripécias das reduções jesuíticas.

O parágrafo correto é o que segue abaixo:

O prelado, Altamirano, na realidade um jesuíta andaluz, ambicioso e bastante ligado à corte do Império Espanhol, à qual procurava agradar, que vem como representante plenipotenciário de um superior geral fraco, que busca salvar a Companhia de Jesus ameaçada de extinção pelas cortes de vários países europeus. A ordem dos jesuítas é expulsa, sucessivamente, de vários países europeus e de suas colônias e, finalmente, é supressa pelo Papa, também pressionado pelas cortes.