Edição 383 | 05 Dezembro 2011

Destaques On-Line

Redação

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br) de 28-11-2011 a 02-12-2011

“O solo das milícias é a generalizada corrupção na polícia fluminense”
Entrevista especial com Michel Misse, sociólogo e professor associado do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Confira nas Notícias do Dia de 28-11-2011
O tráfico armado ou as milícias parapoliciais continuam, segundo o sociólogo, atuando na maioria das favelas da cidade e em todas as favelas da região metropolitana.

Os desafios da alternativa energética
Entrevista especial com Luciano Basto Oliveira, pesquisador do Instituto Alberto Luiz Coimbra/Coppe/UFRJ
Confira nas Notícias do Dia de 29-11-2011
“A produção de biomassa no Brasil ainda está concentrada nos resíduos da cana-de-açúcar, e os investimentos para gerar energia a partir dos resíduos de milho e soja ainda são baixos”, avalia o engenheiro.

“Existe uma amnésia periódica sobre a presença dos índios no Brasil”
Entrevista especial com Carlos Alberto Ricardo, coordenador do Programa Rio Negro no Instituto Socioambiental – ISA
Confira nas Notícias do Dia de 30-11-2011
Nos últimos cinco anos, apesar dos avanços conquistados em relação à demarcação de terras indígenas, tem aumentado também os conflitos entre as comunidades e os não índios. A raiz das divergências é a disputa pela terra e a exploração de recursos naturais em reservas indígenas.

“É um desrespeito aos povos indígenas propor uma consulta após as obras estarem decididas”
Entrevista especial com Felício Pontes Júnior, procurador do Ministério Público do Pará
Confira nas Notícias do Dia de 01-12-2011
Para o procurador, é desrespeito aos povos indígenas propor uma consulta feita após as obras de Belo Monte estarem decididas. Felício tem acompanhado de perto as decisões sobre a construção de Belo Monte e analisado os impactos que a obra irá gerar nas comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas que vivem nos entornos do rio Xingu.

Moradores de rua: “É preciso ter coragem para amá-los”
Entrevista especial com Júlio Lancellotti, teólogo, membro da Pastoral do Menor da Arquidiocese de São Paulo e há mais de dez anos é o vigário episcopal do povo de rua
Confira nas Notícias do Dia de 02-12-2011
“O morador de rua não pode ser tratado como lixo. Deve ser tratado como pessoa, ter a sua dignidade respeitada. É preciso ter coragem para amá-los”, afirma o teólogo.