Edição 382 | 28 Novembro 2011

Publicações do IHU

Acompanhe os últimos lançamentos das publicações do IHU:

Cadernos Teologia Pública

A 63ª edição dos Cadernos Teologia Pública conta com o artigo “A crise na narração cristã de Deus e o encontro de religiões em um mundo pós-metafísico”, de autoria de Felix Wilfred, teólogo indiano. Em seu texto, ele questiona: “no contexto da crise da concepção cristã de Deus, perguntamos: Até que ponto o diálogo e o intercâmbio inter-religiosos poderiam ajudar a superar essa crise?”. O download da publicação pode ser feito em http://bit.ly/ul62AT

Já a edição número 64 dos Cadernos Teologia Pública, traz o texto “Narrar Deus a partir da cosmologia contemporânea” de François Euvé. Neste artigo, o autor, que é teólogo, físico, decano da Faculdade de Teologia do Centro de Sèvres de Paris e diretor da Cátedra Teilhard de Chardin, analisa as possíveis articulações entre a visão científica e as teologias naturais. A versão integral em formato PDF está disponível em http://bit.ly/vPVsYK

E os Cadernos Teologia Pública número 65 trazem o artigo “O livro de Deus na obra de Dante”, de autoria de Marco Lucchesi. Neste texto, o autor, professor associado da Faculdade de Letras da UFRJ e membro da Academia Brasileira de Letras, aborda o modelo teológico e os desafios da contemporaneidade. A partir de 21-12-2011 estará disponível no sítio www.ihu.unisinos.br uma versão integral do texto em formato PDF.

Para adquirir os exemplares impressos dos Cadernos Teologia Pública, basta ir até a Livraria Cultural da Unisinos ou solicitá-los através do endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Cadernos IHU Ideias

“‘Passemos para a outra margem’: da homofobia ao respeito à diversidade” de autoria de Omar Lucas Perrout Fortes de Sales, é o tema dos Cadernos IHU ideias número 158. No artigo, o autor, doutorando em Teologia Sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE, alerta para a necessidade de se fazer presente em nossa sociedade a reflexão sobre as diferenças, sobretudo que sejam garantidas no que se refere ao respeito à dignidade das alteridades sexuais. Está disponível em http://bit.ly/uoMrUx a versão integral do texto em formato PDF.

A edição número 159 de Cadernos IHU ideias traz o texto “A ética católica e o espírito do capitalismo”, de autoria do economista italiano e professor da Universidade de Bolonha, Stefano Zamagni. O próprio título se refere diretamente a um contraste à obra de Max Weber, A ética protestante e o espírito do capitalismo. Inspirado em uma reflexão do Papa João Paulo II sobre o mercado, Zamagni resgata historicamente a origem do mercado em seu sentido ético de bem comum. A partir de 05-12-2011 estará disponível no sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br) a versão integral do texto em formato PDF.

E o Cadernos IHU ideias, em sua 160ª edição, apresenta “O Slow Food e novos princípios para o mercado” de Eriberto Nascente Silveira. Neste texto o autor, que é doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, aponta o esforço do movimento Slow Food pela busca da sustentabilidade social e ambiental, colocando em xeque os atuais princípios de decisões assumidas pelo mercado, na medida em que tais decisões expõem a possibilidade de relações sustentáveis de produtos alimentares a uma constante inviabilidade. Uma versão integral do texto em formato PDF estará disponível no sítio www.ihu.unisinos.br a partir de 21-12-2011.

Todas as publicações do IHU estão disponíveis na Livraria Cultural da Unisinos ou através do endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..